Amazônia de Pé: programação colaborativa ocorre em Belém com debates e eventos culturais gratuito

Amazônia de Pé: programação colaborativa ocorre em Belém com debates e eventos culturais gratuito

Amazônia de Pé: programação colaborativa ocorre em Belém com debates e eventos culturais gratuito

Na Vila Contêiner, a partir de 18h, será realizada uma roda de conversa com mulheres atuantes pela defesa da sustentabilidade e preservação da floresta. Participam do encontro Bruna Martins, da Rare Brasil, ONG dedicada à proteção da área litorânea do Brasil e seus manguezais; Mariana Faro, Instituto Peabiru, que atua há 24 anos pelos direitos sociais e ambientais na Amazônia Oriental; e Cláudia Pessoa, da Rede Jandyras, rede de Articuladoras Ambientais, mulheres de Belém pela justiça climática. A mediação será da jornalista Gil Sóter, editora do portal G1 Pará. Dois temas irão orientar o debate: “Quem cuida e protege a floresta?” e “Crise climática, violência de gênero, raça e classe”.

Roda de conversa reúne mulheres que atuam na preservação da Amazônia e seus povos — Foto: Divulgação

“O evento surgiu como uma inquietação já que todos os holofotes estão focados na Amazônia e na possibilidade da COP 30 ser aqui, em Belém, mas quem está comunicando e falando sobre os territórios e povos da Amazônia?”, questiona a idealizadora da iniciativa, Desiree Giusti, diretora da Yná Comunicação.

“Acredito que é tempo de falar da Amazônia com as vozes daqui. Contar histórias de dentro para fora, partindo dos territórios das mais diversas amazônias, do bioma, das florestas, dos rios, das cidades e, sobretudo, dos povos. De quem existe e resiste nesse lugar complexo e gigante. E são essas pessoas que precisam estar na centralidade do debate para que o desenvolvimento da nossa região seja, de fato, sustentável”, destaca.

A roda de conversa será um espaço aberto para o público presente fazer perguntas, levantar questões e compartilhar suas vivências e iniciativas locais relacionadas ao tema. Aberta ao público. Informações aqui.

Programação Amazônia de Pé

A programação da Amazônia em Pé, feita de maneira coletiva, inclui diversas iniciativas. Entre elas, o “Circuito Amazônia: Universidade na Praça em Defesa da Amazônia de Pé”, que ocorre no domingo (3), a partir das 9h, Praça da República Exposições de trabalhos e pesquisas acadêmicas no âmbito da promoção da valorização da diversidade sociocultural, da proteção e defesa dos povos e territórios amazônicos.

Na segunda-feira (4), haverá a programação “Circuito Amazônia: Demarcação Já!”, a partir das 10h, na Universidade Estadual do Pará – Campus I – Centro de Ciências Sociais e Educação, no bairro do Telégrafo, com cinedebate e oficina de lambe.

Na terça-feira (5), haverá o “Circuito Amazônia: Universidade – O Território Que Mantém a Amazônia de Pé”, a partir das 10h, na Universidade Federal do Pará, campus Guamá, com roda de conversa e oficina de fotografia.

Na terça-feira (6), haverá o “Circuito Amazônia: Juventude Mobilizada, Amazônia Preservada”, a partir de 15h, na Universidade da Amazônia, localizada na Alcindo Cacela. A programação promove cinedebate, com exibição do curta “A Maré Tá Pras Juventudes?”.

Na quarta-feira (7), a partir das 7h, a Caruanas Vaa, que é uma escola de canoa polinésia, faz passeio a remo para a Ilha das Onças, atravessando a Baía do Guajará, para café da manhã na Casa do Celso. Aberta ao público. Informações em: @caruanasvaa.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/09/01/amazonia-de-pe-programacao-colaborativa-ocorre-em-belem-com-debates-e-eventos-culturais-gratuito.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *