Mais de 280 mil beneficiários do Bolsa Família precisam atualizar informações de saúde em Manaus

Mais de 280 mil beneficiários do Bolsa Família precisam atualizar informações de saúde em Manaus

Mais de 280 mil beneficiários do Bolsa Família precisam atualizar informações de saúde em Manaus

Segundo a prefeitura, o aviso é direcionado aos responsáveis por crianças de até sete anos de idade e às mulheres de 14 a 44 anos.

Os beneficiários precisam buscar o serviço de saúde até o dia 31 de dezembro, data limite para que os atendimentos sejam atualizados. Quem não atualiza os dados corre o risco de perder o benefício do Bolsa Família.

Acompanhamento em saúde

O acompanhamento em saúde precisa ser feito uma vez a cada semestre.

De acordo com a prefeitura, esta é uma das condições estabelecidas pelo Ministério da Cidadania para que o benefício seja mantido.

“Essa articulação do Ministério da Cidadania com a área da saúde tem o objetivo fortalecer as ações de prevenção e promoção à saúde para mulheres e crianças. Por isso estamos sinalizando a importância de buscar as unidades. Quando o beneficiário não comparece a uma UBS, recebe uma notificação do Ministério da Cidadania e se ficar por mais de uma vigência sem esse acompanhamento, corre o risco de perder o benefício do Bolsa Família”, informou a chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, nutricionista Lia Ferreira.

O atendimento é acompanhado em duas vigências anuais. A primeira ocorre de janeiro a junho e a segunda, de julho a dezembro.

Na atual vigência de um total de 342.148 usuários a serem acompanhados, apenas 60.498 realizaram os seus acompanhamentos nas unidades da Semsa até o dia 1º deste mês de setembro. Significa que 281.650 beneficiários ainda não atualizaram as informações.

Como atualizar as informações

Ao buscar as unidades, os usuários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), cartão da gestante, caderneta de vacinação e documentos complementares conforme o caso, para que a equipe de saúde avalie o usuário.

“As crianças de até sete anos têm seu peso e altura analisados, bem como o cartão de vacina, entre outros indicadores do crescimento infantil. Temos 123.461 crianças menores de 7 anos, das quais foram acompanhados somente 10.605”, destacou Lia.

As mulheres de 14 a 44 anos, são encaminhadas para a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero, conforme a necessidade. Os profissionais de saúde também verificam se o cartão vacinal está atualizado e realizam a pesagem, ações que constam do conjunto de cuidados que são condicionantes para o recebimento do benefício.

Os usuários que recebem o Bolsa Família podem fazer a atualização do seu acompanhamento em qualquer unidade de saúde da rede de atenção básica. A lista com endereços e horários de funcionamento das unidades está disponível no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

Link original da notícia: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/09/12/mais-de-280-mil-beneficiarios-do-bolsa-familia-precisam-atualizar-informacoes-de-saude-em-manaus.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *