Pesquisadores da Unifap lançam livro sobre história da Guarda Territorial do AP

Pesquisadores da Unifap lançam livro sobre história da Guarda Territorial do AP

Pesquisadores da Unifap lançam livro sobre história da Guarda Territorial do AP

A obra escrita pelos professores Profa. Dra. Verônica Xavier Luna, Profa. Dra. Elke Daniela Rocha Nunes e Bruno Markus dos Santos de Sá, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), relembra a história à época da criação da segurança pública do Amapá, em 1943. O lançamento ocorre nesta quinta-feira (21) em Macapá

Para escrever o livro “Memória da Briosa Guarda Territorial do Amapá”, que contém 370 páginas, os professores realizaram uma pesquisa com 86 membros da Guarda.

O lançamento da obra no dia 21 busca homenagear a data de criação da Guarda Territorial, em 21 de setembro de 1943 pelo presidente Getúlio Dornelas Vargas. 

Segundo os escritores, a obra é uma contribuição para a memória amapaense. Afinal, em 5 de outubro faz 35 anos que a atual Constituição do Brasil elevou o ex-território do Amapá a um Estado da Federação.

História Guarda Territorial 

Foto da época da antiga guarda territorial — Foto: Internet/Reprodução

Criada pelo governador do ex-Território Federal do Amapá, Capitão Janary Nunes, a Guarda auxiliava o Governo na prestação de serviços de segurança da população. 

Além disso, atuava em serviços de carpintaria, marcenaria, manutenção de prédios públicos, pinturas de prédios públicos, sapataria e alfaiataria.

Por cerca de 32 anos a guarda prestou serviços para segurança pública, tendo como sede a Fortaleza de São José de Macapá, na área central da capital.

Serviço:

Lançamento do livro “Memória da Briosa Guarda Territorial do Amapá”

Data: 21 de setembro (quinta-feira)

Local: Quartel da Polícia Militar – Rua Jovino Dinoá, 3671, bairro do Trem

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2023/09/20/pesquisadores-da-unifap-lancam-livro-sobre-historia-da-guarda-territorial-do-ap.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *