A obra escrita pelos professores Profa. Dra. Verônica Xavier Luna, Profa. Dra. Elke Daniela Rocha Nunes e Bruno Markus dos Santos de Sá, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), relembra a história à época da criação da segurança pública do Amapá, em 1943. O lançamento ocorre nesta quinta-feira (21) em Macapá.
Para escrever o livro “Memória da Briosa Guarda Territorial do Amapá”, que contém 370 páginas, os professores realizaram uma pesquisa com 86 membros da Guarda.
O lançamento da obra no dia 21 busca homenagear a data de criação da Guarda Territorial, em 21 de setembro de 1943 pelo presidente Getúlio Dornelas Vargas.
Segundo os escritores, a obra é uma contribuição para a memória amapaense. Afinal, em 5 de outubro faz 35 anos que a atual Constituição do Brasil elevou o ex-território do Amapá a um Estado da Federação.
História Guarda Territorial
Foto da época da antiga guarda territorial — Foto: Internet/Reprodução
Criada pelo governador do ex-Território Federal do Amapá, Capitão Janary Nunes, a Guarda auxiliava o Governo na prestação de serviços de segurança da população.
Além disso, atuava em serviços de carpintaria, marcenaria, manutenção de prédios públicos, pinturas de prédios públicos, sapataria e alfaiataria.
Por cerca de 32 anos a guarda prestou serviços para segurança pública, tendo como sede a Fortaleza de São José de Macapá, na área central da capital.
Serviço:
Lançamento do livro “Memória da Briosa Guarda Territorial do Amapá”
Data: 21 de setembro (quinta-feira)
Local: Quartel da Polícia Militar – Rua Jovino Dinoá, 3671, bairro do Trem
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Link original da notícia: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2023/09/20/pesquisadores-da-unifap-lancam-livro-sobre-historia-da-guarda-territorial-do-ap.ghtml