No Senado, homenagens e exposições marcam celebração aos 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá

No Senado, homenagens e exposições marcam celebração aos 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá

No Senado, homenagens e exposições marcam celebração aos 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá

A sessão especial foi requerida e presidida pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido). A programação no Senado segue até quarta-feira (13), data do aniversário de criação. O presidente a República, Luís Inácio Lula da Silva, foi convidado e deve participar das celebrações.

“Além das nossas florestas, águas e rios, o Amapá tem empreendedorismo, tem vocação em desenvolvimento sustentável e diversidade cultural que se juntou e formou nosso povo”, disse Randolfe Rodrigues.

Grupos de marabaixo participaram das homenagens — Foto: Senado Federal/Divulgação

No plenário, o governador Clécio Luís (Solidariedade) destacou as riquezas do Amapá, entre elas os potenciais petrolíferos.

“Nossas mães amapaenses, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, moradoras do Oiapoque ao Jari, têm direito a sonhar com o desenvolvimento. Precisamos compatibilizar a preservação com o desenvolvimento, é questão de sobrevivência e dignidade”, disse o governador.

Área reservada para exposições no Senado — Foto: Senado Federal/Divulgação

Os artistas Patrícia Bastos e Jhimmy Freitas abriram a solenidade com o coral do Senado e a Orquestra da Escola de Música de Brasília. O maestro Joaquim França oi o regente da apresentação.

O grupo Raízes da Favela e o artista Pretogonista também marcaram o primeiro dia das homenagens. A programação é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do Amapá (Secult).

Nos estandes mais de 30 empresas de diversos segmentos participam da exposição de produtos que variam entre energia solar, biojoias, chopps, brigadeiros, chips de macaxeira, gengibirra, palmito, sorvetes e bolsas produzidas no Amapá.

Selo ‘Amapá 80 anos’

Selo postal criado por Ralfe Braga — Foto: Netto Lacerda/GEA

O artista plástico Ralfe Braga foi o criador do selo postal que celebra o aniversário de 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá.

O “Selo Amapá 80 anos” foi baseado em ícones tradicionais que existem no estado ou que possuem grande influência como o Rio Amazonas e a Linha Imaginária do Equador, representada pelo Monumento Marco Zero. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A criação do ex-Território Federal

Mercado Central de Macapá, inaugurado por Janary Nunes, nos 10 anos do Território Federal do Amapá — Foto: Arquivo/Edgar Rodrigues

Criado em 1943, o ex-Território Federal do Amapá foi desmembrado do Pará por meio de um decreto no governo do presidente Getúlio Vargas. O objetivo era desenvolver e proteger a região por conta da Segunda Guerra Mundial.

A primeira capital do então território foi o município de Amapá, na região Centro-Leste do atual estado. Pela estratégica posição geográfica, a região foi escolhida para abrigar uma base estadunidense usada para patrulhamentos no litoral brasileiro durante o conflito mundial.

O Amapá foi elevado à estado com a Constituição Federal de 1988.

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2023/09/11/no-senado-homenagens-e-exposicoes-marcam-celebracao-aos-80-anos-de-criacao-do-ex-territorio-federal-do-ap.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *