Macapá publica decreto de contingenciamento de despesas após redução de repasses do FPM

Macapá publica decreto de contingenciamento de despesas após redução de repasses do FPM

Macapá publica decreto de contingenciamento de despesas após redução de repasses do FPM

Município informou que medidas buscam garantir sustentabilidade das finanças e a continuidade de serviços essenciais. Capital teve redução de cerca de R$ 17 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Prédio provisório da Prefeitura de Macapá — Foto: Rogério Lameira/PMM

A prefeitura de Macapá publicou um decreto de contingenciamento de despesas públicas após a redução de cerca de R$ 17 milhões de repasses do governo federal através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o município, a redução impacta diretamente diversos serviços.

Entre as medidas adotadas estão a suspensão, de forma temporária, da concessão de gratificações, promoções, progressões e outros benefícios que impactem a mais a folha de pagamento.

A prefeitura informou que as medidas buscam “garantir a sustentabilidade das finanças públicas e a continuidade dos serviços essenciais à população”. O decreto destacou ainda que a crise não atingirá as obras que estão em andamento na capital.

Outro ponto foi a determinação para estudos de redução de despesas para órgãos da administração municipal.

Em nota, a prefeitura se manifestou destacando que integra uma mobilização com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) para buscar, junto ao Congresso Nacional, para que o presidente da República reconsidere a medida.

A nota cita ainda que salários, 13º salário e as férias dos servidores municipais não serão impactados.

Veja algumas das suspensões anunciadas de forma temporária:

  • Concessão de gratificações, promoções, progressões, verbas rescisórias, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração ou quaisquer outros benefícios que venham onerar a folha de pagamento e que impliquem em aumento de despesas aos cofres do município
  • Novos afastamentos, licenças-prêmio ou cessões de servidores com ônus para o município
  • Concessão de diárias ou de adiantamento de diárias, salvo quando expressamente autorizadas
  • Participação dos servidores públicos municipais em treinamentos, seminários e cursos, de forma presencial, salvo casos excepcionais com autorização prévia

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2023/09/06/macapa-publica-decreto-de-contingenciamento-de-despesas-apos-reducao-de-repasses-do-fpm.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *