Comissão aprova pedido de informação sobre uso de voos da FAB por Dino

Comissão aprova pedido de informação sobre uso de voos da FAB por Dino

Comissão aprova pedido de informação sobre uso de voos da FAB por Dino

29/08/2023 às 19h43min – Atualizada em 29/08/2023 às 19h43min

Em requerimento proposto por Paulo Bilynskyj, Câmara pede acesso aos itinerários, agendas, programações e justificativas de Flávio Dino.

Foto: TOM COSTA/MJSP

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (29), um requerimento de informações ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

O documento, proposto pelo deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), solicita acesso aos “itinerários, agendas, programações e justificativas referentes aos voos realizados pelo ministro nas aeronaves da 

Força Aérea Brasileira (FAB) durante seu mandato”.
 

De acordo com o requerimento, Dino teria realizado ao menos 64 voos, segundo registros da própria FAB, do início do mandato até o último domingo (27/8). O ex-governador do Maranhão é recordista nos chamados “voos de fim de semana”, quando os ministros viajam às sextas-feiras, esticam o fim de semana nas suas cidades e retornam a Brasília, também nas asas da FAB, aos domingos ou às segundas-feiras.

Ao todo, Dino fez nove voos às sextas e aos sábados para São Luís, capital do Maranhão, onde tem residência. Em apenas três dessas viagens o ministro tinha compromissos oficiais na cidade. Nas outras seis oportunidades, Dino alegou motivos de segurança para usar os jatos da FAB.

Outros ministros no ranking

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, aparece logo depois de Flávio Dino no ranking: paulista, ele voou oito vezes para São Paulo às sextas-feiras, com retorno à capital federal no início da semana seguinte. Em seguida, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que reside em São Paulo e também tem gabinete da pasta na capital paulista, com cinco voos às sextas-feiras e dois às quintas.

Ministra da Saúde, Nísia Trindade viajou sete vezes em aviões da FAB às sextas-feiras para o Rio de Janeiro, sua cidade natal. Em todas as viagens, ela alegou motivos de serviço: apresentou como justificativa compromissos na capital fluminense. Por quatro vezes, ela voltou a Brasília de FAB. Nas três restantes, retornou em voos comerciais.

Com informações do Metrópoles


 

Link original da notícia: https://agazetadoamapa.com.br/noticia/40991/comissao-aprova-pedido-de-informacao-sobre-uso-de-voos-da-fab-por-dino

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *