Rio Acre chega a 1,54 metro em Rio Branco e já acumula redução de 28 centímetros em agosto

Rio Acre chega a 1,54 metro em Rio Branco e já acumula redução de 28 centímetros em agosto

Rio Acre chega a 1,54 metro em Rio Branco e já acumula redução de 28 centímetros em agosto

De acordo com a Defesa Civil da capital acreana, se a média de redução diária for mantida, o rio pode fechar o mês abaixo de 1 metro e meio.


Rio Acre segue em estiagem e com redução diária no mês de agosto — Foto: Luana Rodrigues/Rede Amazônica Acre

O Rio Acre segue em forte estiagem, e chegou a 1,54 metro nesta quarta-feira (30) em Rio Branco. O índice representa uma diminuição de 5 centímetros em relação à terça-feira (29), quando as águas chegaram a 1,59 metro. No mês de agosto, a redução já é de 28 centímetros.

Leia mais

O nível do Rio Acre iniciou o mês marcando 1,82 metro no dia 1º, quando a capital acreana estava há 40 dias sem chuvas. O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, disse à CBN Amazônia Rio Branco que praticamente todos os pontos de monitoramento da bacia do Rio Acre registraram redução.

“Na bacia do Rio Acre, mais uma vez temos decréscimo em praticamente todos os pontos de monitoramento. Só Assis Brasil teve um aumento de 1 centímetro, que é praticamente insignificante. Rio Branco continua em decréscimo, decréscimo bem forte nos últimos dias, normalmente a média é 1, 2 centímetros. Estamos bem acima dessa média. Nas últimas 24 horas, tivemos 5 centímetros. Ontem estávamos com 1,59 metro, hoje estamos com 1,54 metro. Muito próximo de 1 metro e meio ou menos”, alertou Falcão.

Chuva

Rio Acre começou agosto com 1,82 metro na capital acreana — Foto: Rayza Lima/Rede Amazônica Acre

“A temperatura deve ficar um pouquinho melhor até terça ou quarta. Não é nada de frio, só fica melhor. Temos previsão de chover novamente dia 30, daqui a três dias. Entramos no mês de setembro e também temos algumas previsões para chover esporadicamente e com aquele risco de temporal, nada que vá mudar nosso cenário de seca”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

As previsões para setembro são de chuvas esporádicas e temporais. “Pode dar uma chuva, mas nada que mude nosso cenário de seca. É só uma trégua de nada”, acrescentou o coordenador.

Falcão também disse à CBN que o mês de setembro pode começar com o rio abaixo de um metro e meio.

“Se caso continuar essa tendência de descida forte, amanhã [31], estaremos abaixo de 1 metro e meio. Uma marca bastante crítica, amanhã é o último dia do mês, já vamos iniciar setembro com uma situação crítica. A surpresa é saber a quantidade diminuída, mas sempre tem diminuição”, finaliza.

Reveja os telejornais do Acre

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2023/08/30/rio-acre-chega-a-154-metro-em-rio-branco-e-ja-acumula-reducao-de-28-centimetros-em-agosto.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *