Preso é morto a golpes de faca artesanal durante banho de sol dentro de presídio no Acre

Preso é morto a golpes de faca artesanal durante banho de sol dentro de presídio no Acre

O detento Edivan da Silva Dias, de 38 anos, foi assassinado na manhã desta quinta-feira (31) durante o banho de sol no Pavilhão K do Complexo Prisional de Rio Branco. Outros dois presos confessaram o crime e contaram que usaram uma faca artesanal, também chamada de estoque, para furar a vítima por vingança.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) lamentou, por meio de nota, a morte do detento e manifestou o apoio aos familiares. Veja nota na íntegra abaixo.

“Em razão do fato, o Iapen manifesta o sentimento de pesar à família enlutada, desejando que Deus, em sua infinita misericórdia, dê o conforto necessário, e que nele encontre a força para esse momento de tristeza e dor”.

No boletim de ocorrência, os policiais penais disseram que perceberam uma aglomeração de presos que os impedia de passar e descobrir o que estava acontecendo. Até que os detentos Rafael da Silva Campos do Nascimento e Marcelo Maia da Costa chegaram e avisaram que tinham acabado de matar Edivan Dias e o corpo estava na praça de alimentação.

Os policiais penais foram até a área indicada e acharam a vítima caída e ensaguentada. A equipe também encontrou, próximo ao portão de entrada. A área foi isolada, os presos afastados e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acionado. Os dois suspeitos foram algemados e isolados pelos policiais penais.

Ainda segundo o registro policial, após a confirmação da morte, o Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Civil foram chamados. Rafael do Nascimento e Marcelo da Costa foram levados para a Delegacia de Flagrantes (Defla), onde prestaram depoimentos sobre os fatos.

Segundo os suspeitos, a motivação do crime seria vingança porque Edivan Dias teria assassinado um irmão de Marcelo da Costa. Já Rafael do Nascimento teria se desentendido com a vítima e levado um tapa no rosto.

Marcelo da Costa confessou ter segurado Edivan e Rafael do Nascimento esfaqueado.

Nota no Iapen na íntegra:

O Governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) vem a público informar que foi confirmada a morte do detento Edivan da Silva Dias, nesta quinta-feira, 31, no pavilhão K do Presídio Francisco de Oliveira Conde.

Os detentos, suspeitos do homicídio, já foram ouvidos em depoimento e disseram que a motivação do crime foi vingança, já que Edivan teria assassinado o irmão de um dos agressores anteriormente.

Quanto a causa da morte, o Iapen aguarda a divulgação do laudo da perícia técnica que informará as reais circunstâncias da ocorrência do óbito.

A Polícia Civil segue com as investigações.

Em razão do fato, o Iapen manifesta o sentimento de pesar à família enlutada, desejando que Deus, em sua infinita misericórdia, dê o conforto necessário, e que nele encontre a força para esse momento de tristeza e dor.

Rio Branco-AC, 31 de agosto de 2023

Alexandre Nascimento
Presidente do Iapen/AC

Reveja os telejornais do Acre

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2023/08/31/preso-e-morto-a-golpes-de-faca-artesanal-durante-banho-de-sol-dentro-de-presidio-no-acre.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *