Com menos de 40 mm de chuva no mês, Rio Acre está com 1,64 metro e Defesa Civil prevê seca ainda mais severa

Com menos de 40 mm de chuva no mês, Rio Acre está com 1,64 metro e Defesa Civil prevê seca ainda mais severa

Com menos de 40 mm de chuva no mês, Rio Acre está com 1,64 metro e Defesa Civil prevê seca ainda mais severa

A falta de chuvas tem causado uma crise hídrica preocupante na capital acreana, Rio Branco. Nesta segunda-feira (11), o Rio Acre marcou 1,64 metro, segundo dados da Defesa Civil Municipal.

Até o momento, setembro contabiliza um acumulado de apenas 37,6 milímetros de chuva. O esperado para todo o mês é de 91 milímetros. Conforme os dados da Defesa Civil, dos 11 dias deste mês, apenas em três ocorreram chuvas, indicando uma prolongada e severa estiagem.

LEIA TAMBÉM:

Apesar do nível baixo, na comparação com o dia 1 de setembro, o manancial teve uma alta de 17 centímetros nessa segunda. E, segundo o coordenador da Defesa Civil da capital, coronel Cláudio Falcão essa leve melhora foi impulsionada por chuvas nas cabeceiras no interior e a previsão é de que ele volte a baixar nos próximos dias.

“Nós chegamos a 1,47 esse mês e devido às chuvas que aconteceram ao longo da bacia, acabamos oscilando e chegando a 1,72 metro no sábado (9), mas ele voltou a regredir. A tendência é que o rio se mantenha, em breve, abaixo de 1,5 metro, podendo alcançar a cota crítica do ano passado”, disse.

Operação Estiagem

Como resposta a essa crise, a Defesa Civil Municipal implementou a “Operação Estiagem” desde 17 de julho, que atualmente atende 27 comunidades rurais em Rio Branco com o abastecimento de água por meio de carros-pipas. E a previsão é de que seja ampliado para 30 localidades nos próximos dias.

Conforme o coordenador do órgão, estão sendo distribuídos cerca de 5 milhões de litros de água por mês e ao menos 17 mil pessoas estão sendo contempladas.

🔔 O g1 AC agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

Reveja os telejornais do Acre

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2023/09/11/com-menos-de-40-mm-de-chuva-no-mes-rio-acre-esta-com-164-metro-e-defesa-civil-preve-seca-ainda-mais-severa.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *