Atrasada há quase dois anos, obra do novo prédio do Imac segue sem prazo para conclusão

Atrasada há quase dois anos, obra do novo prédio do Imac segue sem prazo para conclusão

Atrasada há quase dois anos, obra do novo prédio do Imac segue sem prazo para conclusão

A obra do novo prédio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), que fica no bairro Portal da Amazônia, em Rio Branco, enfrenta significativos atrasos em sua conclusão. O projeto, que inicialmente tinha uma previsão de ser finalizado em 240 dias a partir de abril de 2021, agora permanece sem um prazo definitivo para sua entrega.

Em 2021, o presidente do Imac, André Hassem, chegou a informar que as obras estavam avançadas e que o prazo estipulado inicialmente de oito meses seria cumprido.

Na época, também foi informado que o recurso necessário, no valor de R$ 5,3 milhões, oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), já havia sido garantido.

Entretanto, a realidade se mostrou diferente, e a obra está há quase dois anos em andamento. Em fevereiro deste ano, o governo divulgou que a obra estava 95% concluída e que nos próximos meses seria entregue.

Readequação do projeto

Em nota enviada ao g1 nessa terça-feira (19), o governo informou que o atraso na conclusão da obra ocorreu devido a uma readequação do projeto, onde foi necessário a elaboração de novas análises técnicas e orçamentárias. E reduziu para 80% o percentual de conclusão do prédio, devido a esses ajustes que precisaram ser feitos no projeto original.

“A parte estrutural do prédio do IMAC está 80% concluída. Até o fim deste mês deverá ser entregue o projeto referente a acessibilidade, estacionamento e aquisição de equipamentos para iniciar o processo de licitação. Como a readequação do projeto ainda está em conclusão e depois vai para licitação ainda não tem uma previsão do prazo de entrega, nem de valor dessa nova etapa. Os recursos do BID foram usados para a parte estrutural que está praticamente pronta”, afirmou o governo.

O prédio está sendo construído ao lado do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e vai integrar um complexo administrativo onde também já funciona o Batalhão Ambiental. Segundo o Imac, o espaço vai contar com salas mais amplas, estacionamento, sala para atendimento, gabinete e auditório, que será incluso na segunda etapa da obra.

Reveja os telejornais do Acre

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2023/09/20/atrasada-ha-quase-dois-anos-obra-do-novo-predio-do-imac-segue-sem-prazo-para-conclusao.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *