Internet: Empresa faz levantamento e escolhe a melhor 5G do Brasil

Internet: Empresa faz levantamento e escolhe a melhor 5G do Brasil

Internet: Empresa faz levantamento e escolhe a melhor 5G do Brasil

Acesso

Internet: Empresa faz levantamento e escolhe a melhor 5G do Brasil

Levantamento considerou uso da internet de quinta geração com base em diversas atividades, como uso para vídeos, jogos e também taxas de upload e download

Redação
18/10/2023 | 00:01

Levantamento apontou desempenho de navegação de internet 5G de três operadoras no Brasil – Foto: José Aldenir / AGORA RN

Realidade desde o ano passado, o 5G tem se tornado cada vez mais acessível ao público brasileiro. Pelo menos três operadoras – Claro, Tim e Vivo – já oferecem a cobertura deste tipo de internet no Brasil. Pensando em analisar questões relacionadas às taxas de download, upload e também de área coberta, a empresa Opensignal, que analisa experiência de redes móveis, realizou um levantamento que responde a estes critérios.

Os dados foram coletados entre 1º de março e 29 de maio de 2023. De acordo com a empresa, para fazer a análise com foco na experiência móvel do consumidor, foi necessário realizar a “coleta diária de bilhões de medições de mais de 100 milhões de dispositivos em todo o mundo” através de um software instalado em apps próprios e de parceiros.

Relatório diz qual melhor internet 5G do País

No quesito velocidade, a Vivo saiu na liderança. Segundo o levantamento da Opensignal, no 5G, a operadora alcançou a velocidade de download média de 403,2 Mb/s. Em upload, a prestadora alcançou 35,9 Mb/s — uma diferença expressiva em relação à TIM e Claro, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, nos dois casos.

No relatório, a consultoria aponta que a Vivo alcançou a liderança no fator upload pela segunda vez consecutiva. “Os usuários da rede 5G da Vivo observam o maior aumento em sua velocidade de upload 5G no Brasil, de 1 Mbps, em comparação ao relatório anterior”, informaram.

Considerando o alcance do 5G, que mede a experiência dos usuários na extensão geográfica da rede, a TIM conquistou o prêmio pela segunda vez consecutiva, segundo o levantamento. Em uma escala de zero a dez, a operadora registrou 4,2 pontos. “Essa pontuação significa que nossos usuários da TIM se conectam aos serviços 5G em mais de quatro das 10 localidades que visitam”, explicou a Opensignal. A Claro ocupou a segunda colocação, com 3,1 pontos, enquanto a Vivo alcançou 2,6 pontos.

Quando a análise foi experiência da internet com jogos e aplicativos de voz, a Claro recebeu o prêmio de campeã. No quesito games, o relatório apontou que a Claro conquistou o prêmio Experiência com Jogos em 5G pela terceira vez consecutiva. Na escala de zero a cem, a operadora alcançou 84,6 pontos, à frente das demais que também foram classificadas na categoria “Boa” (de 75 a 85 pontos).

“Isso significa que a maioria dos usuários considera a experiência aceitável e não sofre atrasos entre suas ações e o jogo quando conectados a uma rede 5G”, definiu a Opensignal.

Entre as atividades mais feitas entre os usuários, atualmente, a experiência com vídeos também foi analisada. E nela, as operadoras Tim e Vivo seguem praticamente empatadas. Seguindo a mesma escala de zero a cem, a dupla alcançou 75,2 pontos e 75,1 pontos, respectivamente. A Claro a registrou 73,9 pontos.

O levantamento aponta que as operadoras são classificadas como Muito Boas, quando a nota varia entre 68 e 78 pontos. “Essa classificação significa que nossos usuários são, em média, capazes de transmitir vídeos em 1080p ou mais com tempos de carregamento satisfatórios e pouca perda de rendimento quando conectados a uma rede 5G”, explicou a empresa.

Link original da notícia: https://agorarn.com.br/ultimas/internet-empresa-aponta-melhor-5g-brasil/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *