Escola de tempo integral Padre Tiago Theisen terá primeira etapa entregue em novembro

Escola de tempo integral Padre Tiago Theisen terá primeira etapa entregue em novembro

Escola de tempo integral Padre Tiago Theisen terá primeira etapa entregue em novembro

Educação

Escola de tempo integral Padre Tiago Theisen terá primeira etapa entregue em novembro

Previsão é da Secretaria Municipal de Educação (SME); escola terá estrutura com biblioteca e piscina semiolímpica

Nathallya Macedo
18/10/2023 | 01:00

Primeira etapa da obra terá capacidade para atender 475 estudantes do Ensino Fundamental em tempo integral / Foto: Cedida / SME

Um dos maiores investimentos da Prefeitura do Natal em educação é a Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen, no Conjunto Parque dos Coqueiros, bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da capital potiguar. O projeto foi dividido em duas etapas, e a primeira está 95% finalizada. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), esta etapa deve ser entregue até novembro.

A primeira etapa da obra terá capacidade para atender 475 estudantes do Ensino Fundamental em tempo integral e 175 crianças da Educação Infantil em tempo integral. Nesta primeira fase, o espaço será contemplado com 12 salas para o Ensino Fundamental, laboratório de Ciências, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de Informática, quadra poliesportiva, um auditório, refeitório e cozinha.

Já a segunda etapa da obra está em processo licitatório e tem previsão de entrega até setembro de 2024. Serão adicionadas sete salas para a Educação Infantil, e serão entregues sala de leitura/multiuso, salas de atendimento médico, vestiário, piscina semiolímpica, pista para caminhada, área de recreação, espaço para atividades de movimento e biblioteca com mais de 1.000,00m² (com salas de leitura, biblioteca virtual, audiovisual, cabines individuais de estudo, área de leitura e pesquisa, reprografia e área administrativa).

Para o vereador Raniere Barbosa (sem partido), a escola será referência. “Poucas escolas privadas têm essa estrutura, para a rede pública então será o maior investimento que o prefeito poderia fazer. A educação é a base de tudo”, pontuou o parlamentar.

Para ele, esse é um combo importante de investimento na Zona Norte. “A Zona Norte, por ser hoje uma região que tem a maior densidade populacional, tem essa necessidade. São investimentos para a Zona Norte alavancar, pois é uma região de potencialidade gigante”, afirmou o vereador.

Durante visita às obras da escola em junho passado, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) ressaltou que a unidade será um exemplo para a cidade e para o restante do estado. “Por se tratar de uma escola moderna com tempo integral, atendimento médico, psicológico e odontológico, inclusive, com três refeições completas disponibilizadas pelo Município”, disse.

Os recursos para a obra são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da própria Prefeitura de Natal. Ao todo, segundo a gestão municipal, o investimento soma R$ 11 milhões.

Etapas que incluem o Ensino Infantil e Fundamental / Imagem: montagem

Modelo de ensino. De acordo com a SME, a educação em tempo integral na Rede Municipal de Ensino de Natal tem como objetivo ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes por meio da extensão do tempo e reestruturação do currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assumindo a perspectiva de desenvolvimento integral dos sujeitos em suas diferentes dimensões: afetiva, intelectual, social e física.

As ações pedagógicas devem ter caráter intencional e sistemático, articuladas com a legislação vigente, orientações da Secretaria Municipal de Educação e o projeto político pedagógico das unidades de ensino.

Tempo Integral na Rede Municipal

Atualmente, a Prefeitura do Natal oferece o tempo integral apenas na Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, localizada no Pitimbu, na Zona Sul, atendendo 296 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Padre Tiago Theisen

O nome da escola faz homenagem ao Padre Tiago Theisen, que dedicou cinco décadas de trabalho para a alfabetização e atividades educacionais da população mais pobre da capital potiguar. Em 2021, Theisen foi reconhecido como patrono da Educação Infantil de Natal.

Ele foi fundador das paróquias N. Sª do Perpétuo Socorro, nas Quintas, e Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, na Zona Norte. Nessa região, ainda construiu mais de 20 igrejas, sempre com salas de aula do lado para trabalhar com crianças da pré-escola. Estima-se que 52 mil crianças foram atendidas em seus projetos. O sacerdote morreu em outubro de 2021, aos 90 anos.

Link original da notícia: https://agorarn.com.br/ultimas/escola-de-tempo-integral-padre-tiago/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *