Primeiro Museu Indígena do Piauí é inaugurado e tem foco em preservação da ancestralidade

Primeiro Museu Indígena do Piauí é inaugurado e tem foco em preservação da ancestralidade

Primeiro Museu Indígena do Piauí é inaugurado e tem foco em preservação da ancestralidade

O Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, primeiro espaço voltado à cultura indígena no Piauí, foi inaugurado nesta quarta-feira (30), na comunidade Nazaré, localizada no município de Lagoa de São Francisco, a 208 km de Teresina.

A comunidade Nazaré abriga 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty. O museu irá expor itens da comunidade, e contará ainda com uma sala administrativa, banheiros sociais e quarto de hóspedes.

A construção do espaço, que conta com 380 m², teve investimento de R$ 739.518,38 do Tesouro Nacional.

Ao g1, o cacique Henrique Manoel, diretor dos Povos Originários da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), destacou que o museu é de grande importância para a preservação da ancestralidade dos povos originários piauienses.

“É um momento muito importante para nós que fazemos parte dos povos indígenas do Piauí, principalmente para a nossa comunidade Nazaré onde a ideia do museu nasceu. Com o museu nós podemos mostrar para sociedade piauiense a existência dos nossos povos”, disse o cacique.

“Nele nós iremos guardar toda a nossa história e cultura através de itens e artigos, para que possamos dar continuidade. Estaremos de portas abertas para receber visitantes”, completou.

A Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, além do governador do Piauí, Rafael Fonteles, marcaram presença na inauguração.

Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, primeiro museu indígena do Piauí — Foto: Governo do Piauí

*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/08/30/primeiro-museu-indigena-do-piaui-e-inaugurado-e-tem-foco-em-preservacao-da-ancestralidade.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *