Presos suspeitos provocar incêndio que destruiu mais de 10 mil hectares e ameaçou Parque da Serra das Confusões

Presos suspeitos provocar incêndio que destruiu mais de 10 mil hectares e ameaçou Parque da Serra das Confusões

Presos suspeitos provocar incêndio que destruiu mais de 10 mil hectares e ameaçou Parque da Serra das Confusões

Os dois suspeitos foram presos em Alvorada do Gurguéia, Sul do Piauí. Eles são investigados por cometerem os seguintes crimes: organização criminosa, incêndio, destruição de florestas preservadas, dano qualificado, ameaça, posse ilegal de arma de fogo, desobediência e esbulho possessório, este último crime se caracterizando pela perda de posse ou de propriedade por meio de violência, clandestinidade ou precariedade.

Suspeitos de provocar incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti são presos — Foto: Divulgação/SSP-PI

De acordo com a Polícia Civil, estes crimes foram cometidos de forma organizada, constante e violenta em meio a uma disputa de terras na região.

Com um dos presos foram apreendidas três armas de fogo, sendo dois revólveres e uma pistola, além de diversas munições de vários calibres.

Armas apreendidas com suspeitos de incêndio em Canto do Buriti, no Piauí — Foto: Divulgação/SSP-PI

A polícia abriu um inquérito policial para apurar a origem e as causas do fogo. No início do incêndio, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) divulgou que havia a suspeita que as chamas iniciaram por conta de uma briga entre produtores rurais da região.

Imagem aérea mostra incêndio que atinge seis cidades no Sul do Piauí — Foto: Reprodução

Focos de incêndio no Piauí

O Piauí foi o quinto estado com maior número de queimadas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até o mês de agosto, o estado registou 3.274 focos de incêndio, sendo que 1.466 aconteceram apenas neste mês.

O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que também contribuem para os casos de incêndio.

Canal de atendimento

Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela Semarh é: (86) 9 9421-6693.

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/01/presos-suspeitos-de-envolvimento-em-incendio-que-destruiu-mais-de-10-mil-hectares-e-ameacou-parque-da-serra-das-confusoes.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *