Prainha de água doce em Floriano, entre Piauí e Maranhão, atrai milhares de turistas durante o B-R-O Bró

Prainha de água doce em Floriano, entre Piauí e Maranhão, atrai milhares de turistas durante o B-R-O Bró

Prainha de água doce em Floriano, entre Piauí e Maranhão, atrai milhares de turistas durante o B-R-O Bró

A Prainha de água doce entre as cidades de Floriano (PI) e Barão de Grajaú (MA) atrai milhares de turistas durante a época mais quente do ano nos estados, o B-R-O Bró. Hélio Mário Peixoto, se encantou pelo lugar a primeira vez que viu, e atualmente, o ex-caminhoneiro paulista, trabalha há dez anos como comerciante à beira do rio Parnaíba.

“Eu vim pra cá [Barão de Grajaú], com uma carga pra fazer entrega, onde eu conheci a família da minha atual esposa. Minha sogra tinha um restaurante na beira da pista, onde fiz minha refeição e lá eu encontrei ela, que quando eu bati o olho disse ‘vai ser o amor da minha vida'”, explica Hélio.

A prainha fica localizada na margem direita do rio Parnaíba e todos os anos, no verão, impulsiona e movimenta o comércio local entre as duas cidades e região. Para acessar a Prainha, os florianenses se se deslocam por uma embarcação. Esse mesmo transporte leva diariamente mais de mil pessoas a transitarem entre as duas cidades.

Prainha de água doce em Floriano, entre Piauí e Maranhão, atrai milhares de turistas durante o B-R-O Bró — Foto: Reprodução

O ponto turístico celebra também, anualmente, a Prainha Fest, com organização da Prefeitura de Barão de Grajaú e comercialização de tradicionais produtos dos empreendedores locais.

Jericoroa

Jericoroa recebe visitantes do Maranhão e do Piauí, curiosos para conhecer a famosa praia de água doce — Foto: Reprodução

“Isso aqui já tem meio século. Minha mãe tomava conta, aí eu assumi e já estou com 22 anos aqui. O nome Jericoroa surgiu em 2016 quando a Jijoca de Jericoacoara estava bombando”, conta Zezinho, proprietário do bar restaurante em uma coroa do rio Parnaíba.

Jericoroa é um banco de areia que se forma no meio do rio Parnaíba em época de baixa das águas. A cor da areia, a ventania e a margem do rio lembra o litoral, o que atrai muitos visitantes para o local.

O restaurante oferece bebidas e comidas típicas do litoral, mas com alimentos naturais de água doce. Zezinho comenta que apesar da Jericoroa ser localiza exatamente entre o Piauí e Maranhão, a maioria dos visitantes é formada por piauienses.

Jericoroa, praia de água doce localizada entre as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA) — Foto: Reprodução

Jericodipi

“Eu fiz para mim, né? Para a família, aí eu resolvi expandir para o pessoal da Zona Norte de Teresina. E aqui nós temos uma praia muito maravilhosa, é muito bom aqui, é para lazer, dá para todo mundo, crianças e adultos”, explicou Rogério.

Pessoas curtem o dia na Jericodipi, Zona Norte de Teresina — Foto: Rede Clube

O espaço recebe uma média de 200 pessoas por final de semana e contém um restaurante improvisado, além de um bar. Segundo o empresário Rogério Barros, o ambiente é familiar e atende todos os públicos.

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pi/piaui/piaui-de-riquezas/noticia/2023/09/09/prainha-de-agua-doce-em-floriano-entre-piaui-e-maranhao-atrai-milhares-de-turistas-durante-o-b-r-o-bro.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *