Piauí tem alertas para vendaval de até 60 km/h e umidade do ar abaixo de 30%; veja cidades

Piauí tem alertas para vendaval de até 60 km/h e umidade do ar abaixo de 30%; veja cidades

Piauí tem alertas para vendaval de até 60 km/h e umidade do ar abaixo de 30%; veja cidades

O Piauí está, nesta sexta-feira (8), com quatro alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) relacionados a ventos fortes e baixa umidade do ar. A previsão é de que os fenômenos durem pelo menos até o sábado (9) e quase todos os 224 municípios sejam afetados.

Na maior parte das cidades (208), o problema será a baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 30% e 20%. Em 17 desses municípios, a situação será ainda mais grave, com a umidade variando entre 20% e 12%.

Além do risco de incêndios florestais, esse índice representa risco à saúde humana. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 50% podem provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Por isso, recomenda-se que a população beba bastante líquido, use hidratante para pele e umidifique o ambiente, e evite exposição ao sol ou prática de atividades físicas nas horas mais quentes do dia.

Quando aos alertas de ventania. Em 147 cidades, a velocidade do vento deve variar entre 40 km/h e 60 km/h. O Inmet alertou que em Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia a intensificação dos ventos poderá movimentar a areia de dunas sobre construções na orla.

O Inmet orientou que, em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Pela mesma razão, o órgão também recomendou que não se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Cidade afetadas

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/08/piaui-tem-alertas-para-vendaval-de-ate-60-kmh-e-umidade-do-ar-abaixo-de-30percent-veja-cidades.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *