Marina Monteiro, de 17 anos, ficou em primeiro lugar em simulado nacional do Enem, organizado por uma startup de educação em parceria com o g1. A estudante relata que chegou a viajar diariamente mais de 50 km para estudar e que ainda nova teve de mudar para a capital para ter melhores condições de ensino.
- Compartilhe esta notícia no WhatsApp
- Compartilhe esta notícia no Telegram
Marina realizou o simulado nacional do Enem organizado pelo g1 conquistou uma média de 791 no simulado, considerando todos os tipos de questões, conquistando a melhor pontuação do Brasil. A pontuação dela em cada área foi: 750 em Linguagens e 676 em Humanas, 830 em Ciências da Natureza, 908 em Matemática.
Em entrevista ao g1, a jovem, nascida em Jaicós, centro-sul do Piauí, relatou que viajava diariamente uma distância de 51,2 km até Picos, cidade vizinha, para estudar.
“Eu sou de Jaicós. Eu morava lá e estudava em Picos. Era uma viagem, e cansativo. Então, eu me mudei para Teresina para que pudesse ter um ensino melhor e não precisasse fazer essa viagem toda”, relatou.
A garota se mudou para Teresina ao ingressar no 8º ano do Ensino Fundamental com apenas 12 anos, e desde então mantém uma rotina de estudos de uma média de 11 horas por dia. Ela relata que desde que entrou no Ensino Médio faz a prova do Enem, para conquistar o seu sonho: uma vaga no curso de medicina.
“Eu estudo pela manhã na escola e, pela tarde, tento manter uma rotina de estudo das 15h até as 19h. Já fiz muitos vestibulares e desde o primeiro ano eu faço o Enem para a minha preparação. Medicina foi o que mais me identifiquei quando entrei no segundo grau e espero passar ainda este ano”, destaca a garota.
Enem 2023
Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 5 de novembro:
🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 12 de novembro:
🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
Outras datas
- Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13/12/2023
- Divulgação do Gabarito: 24/11/2023
- Resultados: 16/01/2024
*Estagiário sob a supervisão de Catarina Costa.
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Link original da notícia: https://g1.globo.com/pi/piaui/ingresso-universitario/noticia/2023/09/04/estudante-piauiense-de-17-anos-conquista-primeiro-lugar-em-simulado-nacional-do-enem-do-g1.ghtml