Consulta pública vai discutir revisão de tarifas da Equatorial Piauí; veja como participar

Consulta pública vai discutir revisão de tarifas da Equatorial Piauí; veja como participar

Consulta pública vai discutir revisão de tarifas da Equatorial Piauí; veja como participar

Os consumidores poderão enviar contribuições até o dia 13 de outubro.


ANEEL promove consulta pública para discutir revisão de tarifas da Equatorial Piauí — Foto: Equatorial Piauí

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abriu consulta pública para discutir a revisão tarifária periódica de 2023 da Equatorial Piauí, empresa de distribuição de energia elétrica que atende mais de 1,4 milhões de unidades consumidores em todos os 224 municípios do estado.

Segundo a ANEEL, alguns dos fatores que mais impactam a definição das tarifas são os encargos do setor e os custos relacionados às atividades de aquisição e transporte de energia.

A agência ressaltou que os índices em consulta são preliminares e que os valores definitivos serão aprovados após análise das contribuições recebidas, para entrarem em vigor a partir de 2 de dezembro de 2023.

Além da revisão das tarifas, a consulta irá tratar da definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de DEC e FEC (veja o significado abaixo) da distribuidora, para o período de 2024 a 2028.

  • DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora: é um indicador que mostra as horas que um conjunto de consumidores, em média equivalente, ficou sem energia elétrica, considerando interrupções iguais ou superiores a 3 minutos.
  • FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora: número de interrupções que um conjunto de consumidores, em média equivalente, sofreu, considerando interrupções iguais ou superiores a 3 minutos.

Os indicadores representam o tempo e o número de vezes que uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica, permitindo que a ANEEL avalie a continuidade da energia oferecida à população.

A consulta receberá contribuições até 13 de outubro e contará, ainda, com uma sessão presencial em Teresina. Contudo, as informações sobre essa sessão ainda serão divulgadas pela agência.

Consumidores poderão enviar contribuições para os seguintes e-mails:

  • cp029_2023rv@aneel.gov.br – para o tema Revisão Tarifária;
  • cp029_2023et@aneel.gov.br – para o tema Estrutura Tarifária;
  • cp029_2023pt@aneel.gov.br – para o tema Perdas Técnicas;
  • cp029_2023ic@aneel.gov.br – para o tema Indicadores de Continuidade (DEC e FEC).

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/06/consulta-publica-vai-discutir-revisao-de-tarifas-da-equatorial-piaui-veja-como-participar.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *