Castramóvel realiza primeira ação em Teresina nesta terça (5) e quarta (6); ação prevê 300 atendimentos

Castramóvel realiza primeira ação em Teresina nesta terça (5) e quarta (6); ação prevê 300 atendimentos

Castramóvel realiza primeira ação em Teresina nesta terça (5) e quarta (6); ação prevê 300 atendimentos

O Projeto Piauí Pet Castramóvel realiza a sua primeira ação nesta terça (5) e quarta-feira (6) no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Teresina. O evento acontece das 9h às 11h e das 14h às 18h e prevê cerca de 300 atendimentos, tendo como público alvo os animais de ONGs e de protetores individuais.

No trabalho inicial serão realizadas avaliações de animais domésticos (cães e gatos), para depois levar ao encaminhamento de castração. Além disso, será implantado um microchip nos animais para monitoramento dos cães e gatos, para o controle populacional desses animais.

A primeira ação do Piauí Pet Castramóvel acontecerá em quatro etapas, sendo elas, o cadastro no local da ação para recebimento de senha; triagem/avaliação para identificar quais animais estão aptos para serem castrados; encaminhamento para exames laboratoriais; encaminhamento para as clínicas onde a castração será executada.

O objetivo é que todos os animais sejam avaliados e passem pela triagem durante os dois dias da ação. Os veterinários orientarão os responsáveis sobre onde e quando será a castração de seus pets.

Segundo Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade na Semarh-PI, por se tratar de um projeto com alta demanda, a primeira ação do Castramóvel delimitou o público alvo, de modo a garantir maior eficácia ao trabalho.

“Após a conclusão das primeiras 300 castrações, iremos avaliar o processo de execução das atividades e seus resultados, de modo a expandir o público nas próximas ações, incluindo animais de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico, que também são alvo do projeto”, ressaltou.

As castrações serão realizadas após aprovação do cadastro, nas clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), a qual coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

A importância da Castração

A castração é uma das estratégias para promover o controle populacional dos animais, principalmente daqueles em situação de rua, além de evitar que animais, principalmente filhotes, sejam abandonados, garantindo maior bem-estar e saúde aos animais e à população. A iniciativa ainda busca reduzir os riscos de contágio de pessoas por doenças transmitidas pelos animais, como o calazar.

*Estagiário sob a supervisão de Catarina Costa.

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/04/castramovel-realiza-primeira-acao-em-teresina-nesta-terca-5-e-quarta-6-acao-preve-300-atendimentos.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *