Castração e identidade para cães e gatos: Piauí Pet Castramóvel inicia ações gratuitas em Teresina

Castração e identidade para cães e gatos: Piauí Pet Castramóvel inicia ações gratuitas em Teresina

Castração e identidade para cães e gatos: Piauí Pet Castramóvel inicia ações gratuitas em Teresina

No trabalho inicial serão realizadas triagem e avaliação de animais domésticos (cães e gatos), para posterior encaminhamento para a castração. De acordo com a coordenadora de Proteção e Bem-estar da Semarh, Ana Caroline Piauilino, em Teresina serão cerca de 300 castrações, destinadas a ONGs e protetores independentes.

“As vagas iniciais foram distribuídas para a Apipa, Raíssa Protetora e para a vereadora Thanandra Sarapatinhas, que destinaram essas vagas para os protetores independentes, ou seja, protetores que não são ONGs, mas que recolhem animais de rua e cuidam desses animais dentro da sua própria casa”, declarou.

Os protetores fizeram um pré-cadastro e os dados foram repassados para que a Semarh tenha o controle.

Projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel — Foto: Izabella Lima / g1 Piauí

Com a meta de ampliar o número de vagas, em breve começará o cadastro de toda a população que estiver inscrita no CadÚnico. A previsão é que o cadastramento aconteça em outubro, após o CastraMóvel voltar do município de Parnaíba.

“A pessoa que queira participar da castração com seu pet tem que ser inscrito no CadÚnico, na próxima etapa ela vai fazer um cadastro no site que a Semarh vai disponibilizar e ela vai ser encaminhada a uma clínica, e posteriormente a castração. O cadastro vai ser todo feito online”, pontuou a coordenadora.

Número insuficiente de castrações

A Casa Pet, dirigida pela Raíssa Rocha, conhecida como Raissa Protetora, foi uma as ONGs escolhidas para a fase inicial do projeto, cuida atualmente de 250 animais. A protetora explica que a Organização foi chamada por indicação da Secretaria de Meio Ambiente e 50 vagas foram destinadas para dividir entre alguns protetores. O número, entretanto, é insuficiente.

“É um projeto ímpar e com essas castrações vamos minimizar a quantidade de animais nas ruas, maus tratos e tudo mais. As 300 vagas são poucas diante de uma demanda gigante, mas é um primeiro passo do projeto, a gente vai agregando, vai fazendo com que mais passos sejam dados de pouquinho e outras castrações sejam feitas, não só a nível de Teresina, mas a nível de estado também”, destacou Raíssa.

Outros serviços

A iniciativa conta ainda com um grande avanço tecnológico, além das consultas de avaliação e da castração, futuramente será implantado nos animais um microchip para monitoramento dos cães e gatos, o que possibilitará o controle populacional desses animais.

Atualmente, no local é possível fazer a Carteira de Identidade do pet. No documento, além do nome, foto e raça do animal, é possível identifica dados dos tutores e ser utilizado como identificação do pet.

Bobi e Pituca após recebecerem suas identidades — Foto: Izabella Lima / g1 Piauí

A novidade atraiu inúmeros tutores que passaram pelo local, entre eles Nazaré Costa, tutora da gatinha chamada Pituca, de 2 anos. Após passar pela triagem e ser encaminhada para a clínica, Pituca aproveitou para tirar o RG. “É um documento. Ela faz parte da família e agora tem uma identificação”, diz Nazaré.

Bobi, um poodle de 9 anos, tirou seu primeiro RG. Arcangela Silva, sua tutora, afirma nunca ter ouvido falar em identidade para cães, mas é um reconhecimento. “É um bichinho que a gente ama, muito fiel e merece”, declara.

Visita a outros municípios

O castramóvel é uma iniciativa do Governo do Estado a pedido da vereadora Thanandra Sarapatinhas, que também destinou emendas parlamentares, juntamente com o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira. A vereadora afirma que esse projeto é uma promessa de campanha do governador Rafael Fonteles que foi cumprida.

“Nossa cidade era abandonada com relação à proteção dos animais. A gente sabe que é um trabalho de médio a longo prazo, então um dia vamos acabar com tanto animal abandonado, diminuir o sofrimento deles. O vai rodar vários municípios como Parnaíba, Campo Maior, várias outras cidades de acordo com a demanda. O Governador disse que ia comprar outros. Então vão ter outros ainda, só que mais pra frente”, salientou a vereadora.

Tutores levam pets para primeiro dia de funcionamento do Piauí Pet Castramóvel — Foto: Izabella Lima / g1 Piauí

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/05/castracao-e-identidade-para-caes-e-gatos-piaui-pet-castramovel-realiza-primeira-acao-em-teresina.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *