Alepi aprova projeto de lei que assegura matrículas de alunos com deficiência próximo de onde moram

Alepi aprova projeto de lei que assegura matrículas de alunos com deficiência próximo de onde moram

Alepi aprova projeto de lei que assegura matrículas de alunos com deficiência próximo de onde moram

Segundo o autor da lei, deputado estadual Marden Menezes, a proposta tem o objetivo de garantir que alunos com deficiência possam ter o melhor acesso possível à educação pública


Sala de aula — Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na sessão plenária de terça-feira (29), o projeto de lei que assegura a matrícula de alunos com deficiência locomotora em escolas estaduais e campus da Universidade Estadual do Piauí mais próximas de suas residências.

Se sancionado, as escolas garantirão a permanência de alunos com deficiência locomotora, ficando assegurada prontamente sua matrícula, priorizando a adequação dos espaços físicos para o devido acolhimento. Para a efetivação do direito, basta o estudante apresentar documento comprobatório no momento da matrícula.

De acordo com o autor da lei, deputado Marden Menezes (PP), a aprovação é um passo importante na proteção das pessoas com deficiência.

“O projeto de lei busca facilitar o acesso dos estudantes com deficiência das escolas públicas e da Universidade Estadual. Assim, todo aluno que tem alguma deficiência físico-motora, por lei, tem o direito de se matricular na escola estadual ou no campus da Universidade Estadual mais perto de sua residência. Não há nenhuma outra disposição ou nenhum outro tipo de comando, seja da escola ou da universidade, que possa se sobrepor a esse direito uma vez assegurado por lei. É um projeto que inclui, que protege, que dá conforto e segurança às famílias, aos alunos com deficiência e às suas famílias”, destacou Marden Menezes.

O projeto de lei aprovado em plenário segue para a sanção do governador Rafael Fonteles (PT).

*Estagiária sob supervisão.

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/08/30/alepi-aprova-projeto-de-lei-que-assegura-matricula-de-alunos-com-deficiencia-proximo-onde-mora.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *