Moradores da comunidade do Cardoso, na Zona Oeste do Recife, atearam fogo a pneus e fecharam os dois sentidos da Avenida Caxangá, uma das principais vias que cortam a capital. Eles protestaram contra a prisão de um morador da comunidade. Com a interdição, o trânsito do local ficou intenso.
O protesto começou por volta das 8h30 e a interdição da avenida durou até por volta das 11h50, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
A CTTU informou, ainda, que o protesto ocorreu no trecho próximo ao Compaz Miguel Arraes. Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram filas de carros parados na avenida, incluindo ônibus e BRTs.
Ao g1, testemunhas disseram que o protesto aconteceu por causa das abordagens truculentas da Polícia Militar na área, e pela prisão de um jovem, que aconteceu na tarde da quarta-feira (30).
“Ele já tinha sido preso anteriormente, mas pagou a pena e hoje em dia está trabalhando.[…] Nada foi encontrado com ele e colocaram material para prender”, disse a moradora, que não quis se identificar.
Na manifestação, moradores seguravam cartazes com pedidos de paz e gritavam por justiça. A Polícia Militar foi acionada e enviou equipes ao local.
O que diz a polícia
Procurada pelo g1, a PM disse que:
- O rapaz preso é investigado por, pelo menos, dois homicídios e também é suspeito de tráfico de drogas na região;
- Na hora da abordagem, que aconteceu na Rua Henry Koster, na Madalena, também na Zona Oeste, ele teria agredido policiais numa tentativa de fuga;
- Ele também teria engolido algumas porções de maconha, mas uma quantidade remanescente da droga ainda foi apreendida com ele.
O g1 procurou o Corpo de Bombeiros para saber se houve algum acionamento para conter o fogo, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Peneus foram colocados na pista da Avenida Caxangá durante o protesto — Foto: Reprodução/WhatsApp
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Link original da notícia: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/08/31/moradores-fazem-protesto-na-avenida-caxanga-por-causa-de-prisao-de-jovem.ghtml