Livro de 14 autores escrito em dois dias com Inteligência Artificial é lançado no Recife; entenda como foi a produção

Livro de 14 autores escrito em dois dias com Inteligência Artificial é lançado no Recife; entenda como foi a produção

Livro de 14 autores escrito em dois dias com Inteligência Artificial é lançado no Recife; entenda como foi a produção

Imagine a seguinte situação: um grupo de 14 pessoas se reúne numa sala e, em apenas dois dias, escreve um livro de 80 páginas. A empreitada, aparentemente difícil, aconteceu numa empresa do Porto Digital, no Recife, com o uso de Inteligência Artificial (IA).

Para escrever o livro, os autores utilizaram a plataforma “strateegia”, desenvolvida pela empresa TDS Company. O lançamento é realizado pouco mais de um mês após a produção do texto, que aconteceu entre os dias 15 e 16 de setembro (veja vídeo acima).

Ao g1, o CEO da companhia, Rui Belfort, explicou que antes de montar o texto cada um dos autores registrou, por escrito, suas próprias ideias para a publicação. Em seguida, o grupo debateu as contribuições, elencando as mais importantes, para que a plataforma organizasse a obra.

“A gente viu que a forma mais democrática de debater é através da escrita. Tem toda uma teoria por trás disso, que seria um ‘brainstorming’ (‘chuva de ideias’) por escrito. A gente, primeiro, escreve [as contribuições] e, só depois de cada um fazer sua contribuição individual, começa o debate oral. Com essa metodologia, a gente tem registrado todo o conhecimento, que é agregado e analisado pela IA para ser transformado no texto do livro”, detalhou Rui Belfort.

Durante o debate, o grupo de escritores atribuiu notas de 0 a 100 para cada solução apresentada para avaliar quais ideias deveriam ter prioridade na organização do livro, que, segundo Belfort, aconteceu com a velocidade de “um clique”. Todo o método foi elaborado ao longo de cinco anos.

“Ela [a plataforma] veio sendo construída numa centena de jornadas. A gente tem trabalhado nesses últimos anos com as mais diferentes organizações”, disse Rui.

Após o lançamento, o exemplar ficará disponível na internet e pode receber novas contribuições. O evento é realizado a partir das 12h30 desta quarta (18), na Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife.

“No lançamento, a gente vai convidar o público a também participar do debate. E vai utilizar esse debate para integrar novos conhecimentos no livro. Então, de tempos em tempos, esse livro vai estar sendo atualizado de maneira viva, com o conhecimento que estará sendo compartilhado pelas pessoas de maneira aberta”, afirmou Belfort.

Capa do livro ‘O valor da estratégia’, escrito com uso de Inteligência Artificial — Foto: Divulgação/TDS Company

‘O valor da estratégia’

Com 80 páginas até o dia do lançamento, o conteúdo produzido com a ajuda de IA foi dividido em cinco temas sobre a importância da estratégia para a tomada de decisões.

“A gente fez cinco perguntas, que são os temas que a gente acha importantes para estruturar o debate sobre estratégia. O que é estratégia? Qual a diferença de estratégia e transformação estratégica? Quando a estratégia vai para a prática? (…) Isso se encaminha, ao longo do texto, até que a gente fecha com o valor da estratégia”, informou Rui Belfort, em entrevista ao g1.

Segundo o professor Sílvio Meira, fundador da TDS, a ideia de fazer a obra partiu da necessidade de discutir a importância da estratégia para o crescimento das organizações.

“A gente é preocupado com o fato de que não só companhias, mas pessoas e organizações, o Estado e a gestão pública e política no Brasil, funcionam sem estratégia. Aquela coisa assim: ‘vamos fazer porque a gente acha que pode, a gente acha que deve’. Mas, quando você pergunta as capacidades, as competências e os recursos para fazer continuadamente, é muito difícil você ver isso na sociedade”, comentou.

Livro ‘O valor da estratégia’ foi escrito por 14 autores em dois dias, com o uso de Inteligência Artificial — Foto: Reprodução/TV Globo

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/10/18/livro-de-14-autores-escrito-em-dois-dias-com-inteligencia-artificial-e-lancado-no-recife-entenda-como-foi-a-producao.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *