O resultado final será divulgado no dia 12 de setembro. Ao todo, 28 filmes se inscreveram para concorrer a esta escolha.
A obra faz um paralelo entre as transformações que aconteceram na paisagem urbana das cidades ao longo do século XX e o modelo de consumo do cinema.
Em entrevista ao g1, Kleber Mendonça Filho contou esperava os filhos saírem da escola, na calçada, quando recebeu uma mensagem avisando que o longa estava entre os pré-selecionados. A notícia, que foi recebida com entusiasmo, traz consigo a expectativa da estatueta dourada para o filme pernambucano.
“Nunca é muito claro o critério de escolha de filmes, principalmente para representar um país no Oscar. Eu, como realizador de ‘Retratos Fantasmas’, não tenho muito o que falar ou que tentar entender, exceto observar que, dentre os filmes da produção brasileira esse ano, o ‘Retratos Fantasmas’ é o filme com a maior presença internacional e eu fico muito feliz de estar circulando com o filme”, disse o cineasta.
A distribuição americana do filme está sob responsabilidade da Grasshopper Film, que contratou um escritório com larga experiência e prestígio em divulgação durante a temporada de prêmios e do Oscar.
A Cinetic Media, responsável pelo marketing internacional, trabalhou nas campanhas de obras como “Parasita” (2019), “Ataque dos Cães” (2021) e “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022).
Para Kleber Mendonça Filho a recepção da mídia, da crítica e especialmente do público tem sido muito positiva.
“[Tenho acompanhado] as reações nas redes sociais, pessoas que postam ao sair da sessão como estão impactadas pelo filme. Estou muito feliz porque é um filme que fala sobre memória. Na verdade é um filme sobre história, a história de uma cidade, a história do Brasil, de uma certa forma, a história do cinema, e as pessoas estão captando isso de uma forma bem forte”, comentou.
Kleber viaja com o filme, nos próximos, dias para Toronto, no Canadá, e depois para o Festival de Nova York, nos Estados Unidos, que já faz parte do início da temporada de prêmios.
“Retratos Fantasmas” também está em cartaz em Portugal e estreia na França no dia 1º de novembro. Nos Estados Unidos, a estreia oficial acontece depois do Festival de Nova York.
“Eu acho que existe um olhar cada vez mais aberto para essa ideia do documentário. Inclusive, às vezes eu acho que o filme meio que se recusa a ser um documentário. Gosto muito dessa confusão, quando as pessoas têm uma certa dificuldade de encaixar o filme. Mas, de toda forma, ele tem sido muito chamado de documentário e eu acho isso ótimo”.
Confira os outros cinco selecionados:
“Estranho Caminho”
Poster de ‘Estranho Caminho’ — Foto: Reprodução
- Direção: Guto Parente. Produção: Tardo Filmes
Sinopse: David, um cineasta experimental, retorna ao Brasil pela primeira vez em dez anos, quando seu longa-metragem está marcado para estrear num festival local. Embora tenha retornado para apresentar seu filme, seus pensamentos se voltam cada vez mais para o pai, que ele não vê ou tem notícias desde que partiu. À medida em que a pandemia de Covid-19 se espalha e um lockdown é decretado, David acaba na porta de seu pai. Eles começam uma coexistência desconfortável, enquanto David simultaneamente tenta conhecer seu pai e conquistar seu interesse. O velho, porém, mostra-se inescrutável e caprichoso, enquanto acontecimentos estranhos acontecem ao seu redor.
“Noites Alienígenas”
Cartaz de ‘Noites Alienígenas’ — Foto: Reprodução
- Direção: Sergio Carvalho. Produção: Saci Filmes
Sinopse: “Noites Alienígenas” apresenta uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste frente à contemporaneidade que parece negar a floresta. Na periferia de Rio Branco, Acre, as vidas de três jovens amigos de infância se entrelaçam e, por fim, encontram-se numa tragédia comum, numa sociedade em transformação e impactada de forma violenta com a chegada do crime organizado do Sudeste do Brasil.
“Nosso sonho – A história de Claudinho e Buchecha”
Cartaz de ‘Nosso Sonho – A história de Claudinho e Buchecha’ — Foto: Reprodução
- Direção: Eduardo Albergaria. Produção: Urca Filmes
Sinopse: “Nosso Sonho” é uma cinebiografia de Claudinho e Buchecha, dupla de maior sucesso do funk melody nacional e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção.
“Pedágio”
Poster de ‘Pedágio’ — Foto: Reprodução
- Direção: Carolina Markowicz. Produção: Biônica Filmes
Sinopse: Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.
“Urubus”
Cartaz de ‘Urubus’ — Foto: Reprodução
- Direção: Claudio Borrelli. Produção: Killers Filmes
Sinopse: São Paulo. Na quarta maior cidade do mundo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar no planeta, Trinchas comanda uma gangue de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem, resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens de periferia, torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Link original da notícia: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/09/06/kleber-mendonca-filho-entra-na-lista-de-pre-selecionados-do-oscar-com-retratos-fantasmas-e-um-filme-que-fala-sobre-memoria.ghtml