A Guarda Municipal de Ipojuca, no Grande Recife, vai começar a utilizar câmeras corporais a partir da sexta-feira (1º). O anúncio foi feito pela prefeitura, durante congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A cidade vai ser a primeira do estado a adotar esse tipo de tecnologia.
As câmeras corporais (bodycam, do inglês) são acopladas a uniformes e registram operações, abordagens ou atividades de rotina. Essa política pública é utilizada em diversos países para reduzir o uso indevido de força, aumentar mecanismos de controle e melhorar a produtividade.
Em Ipojuca, segundo a prefeitura, foram adquiridas 50 câmeras. A prioridade de uso será para as Rondas Ostensivas Municipais (Romu), para a Patrulha Maria da Penha e para agentes de patrulha escolar e de trânsito.
A prefeitura afirmou também que as imagens capturadas pelas bodycam serão transmitidas em tempo real e armazenadas em nuvem para acesso remoto. Caso necessário, poderão ser utilizadas pela Justiça e autoridades de segurança.
O g1 perguntou à prefeitura se os guardas foram treinados para o uso das câmeras e se há previsão de expansão do projeto. Também perguntou sobre o uso de armas pela Guarda Municipal de Ipojuca.
A gestão municipal respondeu o seguinte:
- Desde agosto de 2022, a Guarda Municipal do Ipojuca está autorizada pela Polícia Federal a andar armada;
- Uma parte dos agentes ainda está sendo treinada e, por isso, nem todos usam armas;
- Sobre as bodycams, também está sendo realizado um treinamento e, por isso, nem todos os equipamentos estarão em uso a partir de sexta;
- Prioritariamente, as câmeras ficarão com os agentes armados de efetivos como Romu, a Patrulha Maria da Penha e a patrulha de trânsito;
- O treinamento para o uso das câmeras será realizado em paralelo ao início do uso, no mês de setembro.
Situação no estado
Levantamento do Monitor da Violência, do g1, mostra que a maioria dos estados brasileiros já adota, está testando ou avaliando a utilização de câmeras operacionais portáteis por forças de segurança. As PMs de 7 estados utilizam câmeras operacionais portáteis em algum grau.
Já 10 estados, incluindo Pernambuco, afirmam que a adoção das câmeras está em andamento, como elaborando editais de licitação ou em fase de testes; outras 9 unidades da federação afirmam que estão em estágios anteriores.
Procurada pelo g1, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco não respondeu se os policiais concluíram o treinamento e se as câmeras já estão sendo utilizadas nas ruas até a última atualização dessa reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Link original da notícia: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/08/31/guarda-municipal-de-ipojuca-vai-comecar-a-usar-cameras-corporais-diz-prefeitura.ghtml