Conselheiros de Noronha se reúnem com ministra Marina Silva e pedem revisão do acordo de gestão compartilhada da ilha

Conselheiros de Noronha se reúnem com ministra Marina Silva e pedem revisão do acordo de gestão compartilhada da ilha

Conselheiros de Noronha se reúnem com ministra Marina Silva e pedem revisão do acordo de gestão compartilhada da ilha

O acordo, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março deste ano, limita o número de turistas em 132 mil ao ano e em 11 mil visitantes por mês, até que seja concluído o Estado de Capacidade de Carga.

Além dos conselheiros, também participaram da reunião o deputado federal Felipe Carreras (PSB); o deputado estadual Waldemar Borges (PSB); o arquiteto urbanista João Rocha; e os consultores Guilherme Abdala e Agenor Ferreira de Lima Neto.

Os representantes dos moradores da ilha solicitaram que o número de visitantes em Fernando de Noronha seja de 132 mil ao ano, sem o limite mensal de 11 mil turistas.

Os conselheiros solicitaram também apoio para soluções dos problemas na comunicação (internet e telefonia) e saneamento.

O presidente do Conselho, Ailton Araújo Júnior, considerou positiva a reunião. “A ministra Marina Silva vai avaliar nossas solicitações. Ela foi receptiva aos nossos pleitos e entendeu nossa demanda”, falou Ailton Júnior.

Ministra Marina Silva recebeu um broche com a bandeira de Noronha — Foto: Ailton Júnior/Acervo pessoal

O arquiteto João Rocha, que faz parta da equipe que elabora o Plano de Ordenamento Urbano de Fernando de Noronha, também considerou importante a reunião.

“O objetivo foi alcançado porque a ministra nos ouviu. O governo federal deve colocar em prática um equilíbrio entre meio ambiente e a população insular”, afirmou João Rocha.

O deputado Felipe Carreras avaliou que o encontro pode ajudar na liberação de recursos. “Ficamos satisfeitos com a atenção dada a respeito das pautas que foram apresentadas, como saneamento básico, através de recursos do Ministério do Meio Ambiente, problemas na comunicação e outros”, relatou Carreras.

O g1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério Meio Ambiente para saber qual análise o governo federal faz das solicitações dos representantes da população da ilha, mas até a última atualização da reportagem não obtive resposta.

Doação de terreno

Na terça (29), a comitiva de Fernando de Noronha vai solicitar ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, uma análise da solicitação já feita pelo governo de Pernambuco para a transferência de área da União para o estado de Pernambuco.

O terreno solicitado deve se transformar em lotes para política habitacional distrital.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2023/08/29/conselheiros-de-noronha-se-reunem-com-ministra-marina-silva-e-pedem-revisao-do-acordo-de-gestao-compartilhada-da-ilha.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *