O Instituto Chico Mendes Biodiversidade (ICMBio) deu início, nesta segunda-feira (4), à programação dos 35 anos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, com uma oficina de curtas de animação com alunos da Escola Arquipélago. O aniversário da reserva é no dia 14 de setembro. Serão promovidos passeio ciclístico, seminário, apresentação de maracatu e corte de bolo.
O instituto escolheu como tema da programação “Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis”. Segundo os organizadores, a ideia é apresentar à comunidade local e turistas a estratégia mundial que valoriza a existência de unidades de proteção da natureza como espaços regenerativos da saúde humana.
Oficina de curtas animação com alunos da Escola Arquipélago — Foto: ICMBio Noronha/Divulgação
No domingo (9), o ICMBio promove um passeio ciclístico. A saída será às 8h, da sede do instituto, no bairro do Boldró. A pedalada segue até o Forte São Joaquim do Sueste, localizado no parque.
A iniciativa é uma parceria com o Centro de Pesquisa Histórico e Cultural de Noronha (Cepehc) e do grupo de ciclistas da ilha.
Para se inscrever é preciso fazer contato pelo telefone para o número (81) 9 9115-6860 e informar o interesse em participar do evento. O Instituto Chico Mendes indica que a bicicleta deve ter revisão.
O ICMbio fez parceria com um mecânico da cidade de Natal, que fará as revisões gratuita nas bikes na quarta-feira (6) e na quinta (7). A manutenção será feita no Vila Hostel, que é localizado na Vila dos Remédios.
Na véspera do aniversário do Parque Nacional, dia 13 de setembro, vai ser realizada a Corrida Renezinho.
O objetivo de estimular a prática do esporte pelas crianças. O evento será promovido para os estudantes do Centro Integrado Bem-Me-Quer.
A partir das às 9h, 44 crianças de 5 anos vão correr 200 metros, com incentivo e treinamento do atleta da terceira idade Renê Jerônimo. A prova vai acontecer no Bosque Flamboyant.
Dia do aniversário
No dia 14, data o aniversário do parque, será promovido o seminário temático “Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis”. O evento será voltado para profissionais da saúde, educação e esportes.
O seminário será ministrado por especialistas da Organização Não Governamental WWF Brasil e do Hospital Israelita Albert Einstein, a partir das 9h, no auditório do Centro de Visitantes do ICMBio.
A inscrição para os interessados em participar é gratuita e pode ser feita no próprio local. Ainda no dia 14, às 14h30, vai ter início a comemoração festiva do aniversário, na praça do Projeto Tamar.
Haverá a exibição de curtas de animação, produzidos em oficina com alunos da Escola Arquipélago, pela agente ambiental e artista Maria Paula, com apoio do produtor cultural Rafael Guimarães.
Também será exibido um documentário inédito que conta a história da criação do Parque e a importância para a comunidade. A partir das 17h, será realizada a apresentação do Maracatu Nação Noronha e corte do bolo.
Parque Nacional Marinho
O Parque Nacional Marinho, criado em 14 de setembro de 1988, é uma área de proteção integral que abrange 70% da ilha principal do Arquipélago de Fernando de Noronha, além das ilhas e ilhotas secundárias e um trecho do mar no entorno de Noronha.
No ambiente preservado e é possível encontrar uma rica biodiversidade marinha, espécies de aves, répteis, peixes golfinhos e tartarugas.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Link original da notícia: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2023/09/04/comeca-programacao-dos-35-anos-do-parque-nacional-de-fernando-de-noronha-confira-eventos.ghtml