TJ-MA abre inscrições para curso preparatório destinado para quem quer adotar crianças e adolescentes

TJ-MA abre inscrições para curso preparatório destinado para quem quer adotar crianças e adolescentes

TJ-MA abre inscrições para curso preparatório destinado para quem quer adotar crianças e adolescentes

Estão abertas as inscrições o Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ-TJMA).

A ação, realizada em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), é destinada às pessoas que são pretendentes em processo de habilitação ou que desejam se habilitar no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro, pela internet.

O curso, que é no formato on-line por meio de abordagens síncronas e assíncronas, será realizado no período de 25 de setembro a 20 de outubro.

Segundo o TJ-MA, o curso tem o objetivo de proporcionar aos pretendentes informações sobre os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais sobre a adoção. Além disso, estimula uma reflexão sobre os planos e aspirações para a formação de uma família através da adoção.

Nesta edição serão disponibilizadas 50 vagas aos pretendentes à adoção com pré-inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) ou às pessoas que já apresentaram pedido de habilitação à adoção perante o juízo com jurisdição em matéria da Infância e Juventude da comarca onde reside.

A condução e a construção da proposta do curso é de responsabilidade da equipe da CIJ, atuando junto às equipes multiprofissionais das diversas comarcas, que fornecem os elementos e direcionamentos essenciais para elaboração da capacitação de todos os interessados.

O preparatório está organizado em 5 módulos, totalizando 30 horas-aula, conforme a série abaixo:

  • Módulo 1: Introdução e abertura, com uma palestra sobre “A importância do preparo para a adoção”;
  • Módulo 2: Aspectos legais da adoção e a nova cultura em torno desse processo;
  • Módulo 3: Motivações para adoção e suas diversas facetas;
  • Módulo 4: Processos fundamentais para o estabelecimento da parentalidade adotiva;
  • Módulo 5: O estágio de convivência e a formação de novos laços familiares.

Para mais informações sobre o curso, o interessado deve ligar para os números: (98) 3261-6287 / 98771-8645 ou enviar mensagem para o e-mail: coinfancia@tjma.jus.br.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2023/09/03/tj-ma-abre-inscricoes-para-curso-preparatorio-destinado-para-quem-quer-adotar-criancas-e-adolescentes.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *