Santo Amaro vai começar a cobrar taxa para turistas que visitam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Santo Amaro vai começar a cobrar taxa para turistas que visitam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Santo Amaro vai começar a cobrar taxa para turistas que visitam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

A taxa municipal turística cobrada será de R$ 10 sendo cobrado somente para turistas que visitam a região. Moradores das cidades de Santo Amaro e de Primeira Cruz (MA) estão isentos de pagar o valor para ter entrada ao parque.

O valor será cobrado por turista, sendo válido por três dias. Após esse período, o visitante deverá pagar uma nova taxa para ter acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, usando Santo Amaro como porta de entrada.

A iniciativa foi implementada após a aprovação da Lei Municipal 329/23. O objetivo é gerar lucros que vão garantir a preservação do ecossistema e permitir que sejam realizados novos serviços de infraestrutura na área.

De acordo com a Prefeitura de Santo Amaro, 60% dos valores arrecadados com a taxa serão destinados para o Fundo de Turismo e 40% para ações voltadas para o meio ambiente.

Como pagar a taxa

Após chegar ao município, o turista deve procurar a sede da Secretaria Municipal de Turismo onde o pagamento deverá ser feito.

Para mais informações, os turistas podem entrar em contato pelo telefone (98) 99133-1241 ou pelo endereço eletrônico secturismosantoamaro2021@gmail.com.

Disputa ao título de Patrimônio Natural da Humanidade

Santo Amaro do Maranhão é uma das portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/TV Mirante

A entrada dos Lençóis Maranhenses na lista confere um status de prioridade na conservação do sítio; com o título de patrimônio natural, o seu estado de preservação fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.

Entre os 10 itens exigidos para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico, conforme o site da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), “os locais precisam ter um valor universal excepcional”. O local também precisa representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida.

Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são, então, examinados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Por sua vez, um lugar inscrito devido a suas belezas naturais deve ser uma área de excepcional beleza e importância estética.

Ranking mundial

Nos Lençóis Maranhenses, o grande atrativo para o jornal são as dunas brancas, com as piscinas naturais descritas como “sobrenaturais”.

Com o título de patrimônio natural, o estado de preservação do Parque Nacional fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2023/09/02/santo-amaro-vai-comecar-a-cobrar-taxa-para-turistas-que-visitam-o-parque-nacional-dos-lencois-maranhenses.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *