Nesta quarta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o deputado federal do Maranhão, André Fufuca (PP-MA), para comandar o Ministério do Esporte. Fufuca assume o ministério no lugar de Ana Moser, demitida do cargo.
Algo que chama atenção em relação ao novo ministro, é o “sobrenome” Fufuca. Ao g1, o deputado explicou que esse nome é um apelido de infância do pai dele, Francisco Dantas, conhecido no Maranhão como Fufuca Dantas e que atualmente é prefeito da cidade de Alto Alegre do Pindaré, a 219 km de São Luís.
Perfil
André Fufuca (PP-MA) — Foto: Fernanda Calgaro/G1
André Fufuca nasceu em Santa Inês, no interior do Maranhão, e tem 33 anos. Se formou em medicina, mas iniciou a carreira como político antes mesmo de se graduar, aos 21 anos, quando se candidatou a deputado estadual, pelo PSDB, e venceu.
Logo após o primeiro mandato como deputado estadual, Fufuca se candidatou, em 2014, para federal e também venceu, desta vez pelo PEN.
Desde então, Fufuca tem se candidatado apenas para deputado federal e já foi reeleito duas vezes, pelo PP.
Em 2 de fevereiro de 2017, foi eleito 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados e, meses depois, comandou a Câmara em um período no qual o então presidente Michel Temer estava em viagem para a China.
Na época, o presidente da Câmara era Rodrigo Maia, que exerceu a Presidência da República interinamente, enquanto o primeiro-vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho, também estava em viagem com Temer.
Atualmente, Fufuca é o líder da bancada da Câmara do PP, partido do presidente da Casa, Arthur Lira, e que conta com uma grande quantidade de deputados. Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declara possuir um patrimônio de R$ 1.241.308,77, dentre terrenos, casa, gado e investimentos.
Link original da notícia: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2023/09/06/de-onde-vem-o-nome-fufuca-do-novo-ministro-do-esporte.ghtml