Pacientes fazem fila para tentar marcar consultas e exames em São Luís

Pacientes fazem fila para tentar marcar consultas e exames em São Luís

Pacientes fazem fila para tentar marcar consultas e exames em São Luís

Situação aconteceu nesta segunda-feira (4) na Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), situada no bairro Alemanha, na capital.


Pacientes fazem fila para tentar marcar consultas e exames em São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante

Com o intuito de conseguir uma consulta ou exame, centenas de pessoas, em São Luís, têm enfrentado extensas filas na Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), situada no bairro Alemanha, na capital.

A grande parte dos pacientes que procuram os serviços no local são idosos. Porém, na marcação de consultas em São Luís não existe prioridade. Os pacientes, na maioria, esperam por atendimento desde o início da madrugada.

Como é o caso de Maria Fontenele, que nesta segunda-feira (4) aguarda por um atendimento com um médico oftalmologista. “Eu quero marcar um médico dos olhos para fazer limpeza dos meus olhos e já é a terceira vez que eu venho aqui, Não é possível que eu não saio sem agendar. Eu espero que dê tudo certo porque quando é tempo de política a gente é uma coisa e quando passa a gente fica sofrendo aqui nas filas”, disse.

Sobre o assunto, por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informou que em virtude de problemas apresentados no Sistema Nacional de Regulação do Ministério da Saúde as marcações de consultas e exames na Cemarc acabou sendo afetada.

A Semus acrescentou também que equipes foram reforçadas a fim de agilizar o atendimento dos usuários que procuram a Cemarc nesta segunda.

“Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que por causa da inoperância do Sistema Nacional de Regulação do Ministério da Saúde, que ocorreu na última sexta-feira (1º), as marcações de consultas e exames foram reprogramadas para esta semana, o que causou o aumento da demanda. Disse ainda que com a volta do sistema a Cemarc reforçou as equipes para atender os usuários e que são esperados mais de nove mil atendimentos para hoje.”

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2023/09/04/pacientes-fazem-fila-para-tentar-marcar-consultas-e-exames-em-sao-luis.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *