Solenidade

O Monumento Gonçalves Dias fica localizado ao centro da praça que leva seu nome compondo o conjunto histórico, arquitetônico e paisagístico do centro da cidade.

(Foto: Reprodução)

Por: Da Redação 20 de Fevereiro de 2024

O Monumento ao Poeta Gonçalves Dias, será entregue à comunidade após passar por um processo abrangente de Conservação e Restauração, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH). A solenidade ocorrerá no próximo dia 22 de fevereiro, às 16h, na Praça Gonçalves Dias e contará com O evento contará com a presença do Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, autoridades locais, alunos das unidades de educação básica, Banda da Guarda Municipal e demais convidados.

O monumento, é uma obra concebida e esculpida pelo renomado escultor Pedro Cardoso Quadrio dos Reis, em Lisboa, Portugal, e possui uma imponente altura de 15,5 metros. Com um estilo neoclássico, toda sua estrutura é esculpida em mármore importado da Europa, apresentando detalhes refinados como medalhões e imagens que homenageiam os literários maranhenses, conferindo a São Luís o título de ‘Atenas Brasileira’.

Destaca-se a originalidade da escultura, imitando um tronco de palmeira estilizado, com bulbos como base e um capitel em forma de palmas livres, culminando na estátua do poeta. A representação de Gonçalves Dias segura um rolo de papel em sua mão esquerda, simbolizando sua obra literária, enquanto uma lira e uma máscara representam respectivamente a poesia e o teatro.

Após uma minuciosa vistoria realizada pela equipe técnica de Conservação da FUMPH, foram identificados desgastes naturais e danos causados por agentes climáticos, como fissuras e alteração cromática. Para restaurar e preservar essa importante peça do patrimônio cultural da cidade, foram realizados trabalhos de higienização, obturações compatíveis com microfissuras e rachaduras, lixamento, recomposição cromática e tratamento com proteção química.

Ressalta-se a importância da participação dos alunos das unidades de educação básica nessa solenidade de entrega do Monumento ao Poeta Gonçalves Dias à comunidade. Ao envolver os jovens nesse momento significativo, não apenas lhes proporciona uma experiência educativa enriquecedora, mas também os conectam diretamente com a história e a identidade cultural de São Luís.

A restauração do Monumento ao Poeta Gonçalves Dias representa um compromisso da Prefeitura de São Luís com a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, garantindo que essa obra de arte continue a inspirar e encantar as gerações futuras.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: