Um turista do Rio de Janeiro de 43 anos foi resgatado na Praia do Futuro, ponto turístico de Fortaleza, após se afogar na manhã desta quinta-feira (31). Ele estava com a irmã de 48 anos e tomava um banho quando acabou levado pela correnteza.
O resgate foi feito por uma equipe do Corpo de Bombeiros que ouviu os gritos de socorro do turista, identificado como Adail José Nobre de Oliveira. Os bombeiros entraram na água e resgataram o turista rapidamente. Segundo o soldado Caraúba, o turista estava longe da faixa de areia e como outros banhistas desrespeitou a placa que alerta sobre o perigo.
“Mesmo com trecho sinalizado, os banhistas insistem em entrar na água. O turista avançou demais e o posto 1 do Corpo Bombeiros foi acionado e entramos no mar para fazer o resgate. Quando chegamos perto do turista, ele já apresentava quadro grave. Fizemos os primeiros socorros”, disse.
Turista carioca estava longe da faixa de areia e deixou o local em estado grave. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares
De acordo com o agente, ele apresentava o grau 4 de afogamento, quando a pessoa espuma pela boca e tem dificuldade de respirar. O agente explicou que foram feitos os primeiros socorros “com sucesso” e ele teve uma melhora na respiração.
“Ofertamos oxigênio e colocamos uma manta para dar calor. Procedimento de saturação e massagem no peito para expandir bem o tórax e deixamos ele estabilizado. Depois ele já conseguia expandir bem o seu tórax.”
O banhista foi encaminhado em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital da capital.
Valas da Praia do Futuro
Em um estudo realizado pelo Corpo de Bombeiros foi percebido que o maior número de ocorrências se dá devido aos valões, conhecidas como popularmente como “piscininhas”, seguidas pelas ocorrências que envolvem as correntes de retorno e a forte corrente lateral presente na Praia do Futuro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, quando as ondas empurram água para a praia uma segunda e igualmente poderosa corrente ocorre, afunilando a água que está voltando e a empurrando para oceano novamente.
Estes “rios” podem sugar você para dentro do mar rapidamente, por isso é importante evitá-los a todo custo. Infelizmente, é mais difícil de localizar estes pontos de risco sem estar em altitude elevada em relação à praia, mas com um pouco de atenção é possível.
Veja mais notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:
Link original da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/08/31/turista-carioca-e-resgatado-em-estado-grave-apos-se-afogar-na-praia-de-futuro.ghtml