Professores e alunos assinam ambiente “Varanda Unifor 50” na CASACOR Ceará

Professores e alunos assinam ambiente “Varanda Unifor 50” na CASACOR Ceará

Professores e alunos assinam ambiente “Varanda Unifor 50” na CASACOR Ceará

O espaço tem 35m² de área e faz referência a elementos importantes da história da Instituição, levando em conta seu impacto para a comunidade universitária e, principalmente, para a cidade de Fortaleza e a vida dos cearenses. Ao entrar no ambiente, o visitante pode apreciar duas paredes. Uma delas refere-se à Universidade como uma ideia inovadora e iluminada, partindo de um cearense visionário e empreendedor, o industrial Edson Queiroz.

Na outra parede, a menção é dada à história da Unifor, que já contribuiu para a formação de milhares de profissionais. No local, serão expostas publicações específicas com outras peças como um aparador madeirado, baús, cestos e livros. Além disso, a arte, grande contribuição que a Instituição oferece à sociedade, é mencionada por meio da exposição de uma tela na parede, de um artista cearense.

Ao fundo, pode ser visto um portal, para onde os visitantes são direcionados ao final do ambiente, rumo ao jardim da casa. A ideia é representar uma passagem depois da qual é possível vislumbrar muitas perspectivas, fazendo alusão ao papel de uma Universidade.

Na varanda, foi projetado também um grande painel de peças cerâmicas que trazem a nova logomarca da Unifor. Fazendo referência ao conhecimento, resultado do saber popular dos artesãos cearenses e do saber acadêmico, as peças foram desenhadas pela equipe de professores e alunos e, para a confecção, foi necessário projetar e produzir moldes no Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP), com apoio do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin).

Parte da equipe do ambiente Varanda Unifor 50 que é composta por arquitetos/urbanistas e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo e alunas — Foto: divulgação

“Essas fôrmas foram entregues para artesãos da Família Muniz, em Cascavel, e confeccionadas por eles, uma a uma, em dois modelos – um vazado, e outro preenchido com detalhes de impressão de renda cearense. O resultado é um grande painel, formando um mosaico de peças em movimento”, detalha a professora Ana Cecília Vasconcelos, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e uma das responsáveis pelo projeto.

Foi concebido ainda um pergolado aberto, com plantas em vasos e uma rede, típica de uma varanda cearense. Nesse espaço, a equipe faz referência ao campus da Unifor. As plantas expostas foram cultivadas, nos últimos meses, no canteiro da Universidade.

Ensinando e aprendendo

A Universidade de Fortaleza é a única instituição de ensino superior do Ceará cujos alunos têm a oportunidade de vivenciar a experiência de projetar um espaço para uma exposição como a CASACOR. Nesta edição da mostra, participaram da concepção do ambiente “Varanda Unifor 50” cinco arquitetos/urbanistas e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, de expertises variadas, e quatro alunas, escolhidas na disciplina Arquitetura de Interiores e, também, via concurso interno.

As discentes Alícia Sousa e Micaela Estrela participam do projeto desde o início, tendo sido envolvidas no processo de análise e concepção da ideia do ambiente, modelagem 3D, escolha dos objetos decorativos, acompanhamento das obras, etc. Foram diversas reuniões com a equipe e, para Alícia, foi um privilégio poder fazer parte da equipe e discutir ideias e propostas para o espaço, quais seriam as sensações que eles queriam passar com ele e como gerar um local agradável e convidativo.

“Como arquitetos, sempre temos um ‘Q’ de artista, então, em meio a muitos croquis, modelagens 3D e discussões, chegamos ao nosso ambiente final. Acredito que essa experiência está sendo um momento-chave na minha caminhada pessoal, mas, principalmente, profissional. Lidar com um projeto desde a idealização até a concepção, acompanhando todas as etapas, como orçamentos e obras, me mostrou uma visão maior da profissão”, comenta Alicia.

Natália Mota, aluna do último semestre, entrou na equipe um pouco depois, mas relata que foi prontamente integrada ao processo criativo de forma colaborativa e inclusiva. Ela acrescenta ainda que a dedicação e paixão que todos da equipe compartilham pela Unifor se refletiram em cada aspecto do projeto.

Natália Mota — Foto: arquivo pessoal

“Embora possamos ter menos experiência em comparação a outros membros da equipe, nossa participação foi contínua e ativa durante todas as fases de execução do projeto. Esta oportunidade de contribuir para um projeto tão significativo não apenas enriqueceu nosso conhecimento, mas também nos enche de orgulho por representar nossa universidade, a Unifor” – Natália Mota, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo

Além das discentes Alicia, Micaela e Natália e da professora Ana Cecília, compõem também a equipe a aluna Ana Júlia Tavares e os docentes Maria Christina Bessa, Milena Baratta, Rodrigo Porto e Wladimir Capelo. “Entre para o grupo de criação do espaço ‘Varanda Unifor’ por meio do concurso realizado pela Universidade, que promoveu uma experiência enriquecedora para seus alunos. Sou imensamente grata pela oportunidade de participar de todos os processos, desde concepção das imagens 3D, fase de executivo, reuniões e visitas à obra da Casacor”, reforça Ana Júlia.

Serviço

Casacor Ceará 2023
Data: de 12 de setembro a 29 de outubro
Local: Rua Tibúrcio Cavalcante, 607 – Meireles
Visitação: 16h às 22h – segunda a sábado / 15h às 21h – domingo e feriados

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/guia-de-profissoes/noticia/2023/09/04/professores-e-alunos-assinam-ambiente-varanda-unifor-50-na-casacor-ceara.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *