Qualquer exercício físico feito com acompanhamento profissional adequado e frequência regular é um importante aliado para garantir bem-estar físico e mental. Mas quanto mais completa for a atividade, maiores serão os ganhos para a saúde de quem a pratica. Exemplo disso é o pilates, método que une condicionamento e alongamento, recomendado para todas as idades, e que pode trazer benefícios que vão desde fortalecimento muscular e correção da postura, até redução de dores crônicas e da ansiedade.
Quando criou a prática na década de 1920, o alemão Joseph Pilates – cuja infância foi marcada por doenças como asma e raquitismo – almejava ajudar pessoas que, assim como ele, precisavam melhorar sua condição de saúde. Mais de um século depois, o conjunto de exercícios pensado pelo enfermeiro, envolvendo movimentos, aparelhos e acessórios, evoluiu e se mostrou eficiente em vários aspectos.
A instrutora de pilates do SESI, Daniele Queiroz, enumera alguns dos benefícios. “O pilates ajuda a prevenir lesões, auxilia na respiração, aumenta a resistência física, ajuda no fortalecimento muscular e melhora a precisão e fluidez dos movimentos, auxiliando no equilíbrio, coordenação e concentração”, afirma. A lista ainda inclui a diminuição de dores crônicas e o aumento da flexibilidade.
Para além dos ganhos físicos, Daniele explica que a prática ainda pode ter efeitos sobre a saúde mental. “A prática do pilates eleva os níveis de GABA (ácido gama-aminobutírico) que é um neurotransmissor de natureza inibitória que controla os níveis de tensão, estresse e nervosismo, auxiliando assim a melhora da concentração e desenvolvendo a habilidade de atenção plena”, completa.
Unidades do SESI Ceará contam com Pilates Solo, sem aparelhos, e Studio, que utiliza equipamentos como Cadilac, Reformer, Chair e Barrel — Foto: divulgação
Pilates Solo x Pilates Studio
Existem duas formas de praticar o pilates: Solo ou em Studio. Segundo a instrutora, a primeira opção, também conhecida como Mat Pilates, não utiliza aparelhos. Trabalha-se apenas com o peso corporal e acessórios como bolas e faixas elásticas.
Já o Pilates Studio é realizado com o uso dos aparelhos Cadilac, Reformer, Chair e Barrel, desenvolvidos por Joseph Pilates, que envolvem molas e polias.
Daniele Queiroz destaca que pessoas de todas as idades podem fazer os dois tipos de pilates, desde que entendam e obedeçam aos comandos dos instrutores. A recomendação é que os exercícios sejam feitos de duas a quatro vezes por semana. No caso do Pilates Solo, a única observação é que os praticantes devem ter condições de sentar ou deitar no chão.
Onde praticar
Tanto o Pilates Solo quanto o Pilates Studio fazem parte do conjunto de atividades físicas e esportivas ofertado pelo SESI Ceará, a valores acessíveis, para o público geral. A modalidade Solo está inclusa no Pacote Fitness, que abrange musculação, treinamento funcional e ginástica. As unidades Barra do Ceará e Parangaba (Fortaleza), Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte oferecem aulas.
Já o Studio de Pilates do SESI Ceará, antes presente apenas nas unidades Parangaba e Juazeiro do Norte, agora também passou a ser ofertado na unidade Maracanaú – Clube da Parceria, com aulas de segunda a sexta-feira.
Para mais informações sobre matrículas e horários, basta entrar em contato pelo telefone (85) 4009-6300, ou acessar o site: sesi-ce.org.br/para-voce/atividades-fisicas-e-esportivas.
Os endereços das unidades SESI Ceará são os seguintes:
📍 Centro – Av. Padre Ibiapina, 1449
📍 Parangaba – Av. João Pessoa, 6754
📍 Barra do Ceará – Av. Florência de Alencar, 900
📍 Distrito Industrial I (Clube da Parceria) – Av. do Contorno, 1102
📍 Distrito Industrial I (Albano Franco) – Av. do Contorno, 1103
📍 Campos Velhos – Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003
📍 Pirajá – Rua José Marrocos, 2265
Link original da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/fiec-federacao-das-industrias-do-estado-do-ceara/a-industria-em-foco/noticia/2023/09/08/pilates-reduz-dores-fortalece-musculos-e-diminui-estresse-saiba-como-praticar.ghtml