José Guedes celebra 50 anos de carreira com homenagem na 22ª Unifor Plástica

José Guedes celebra 50 anos de carreira com homenagem na 22ª Unifor Plástica

José Guedes celebra 50 anos de carreira com homenagem na 22ª Unifor Plástica

O incentivo às artes está no DNA da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. A Unifor Plástica, seu salão de arte contemporânea, foi criado ainda em 1973, no primeiro ano de atividades da universidade. Em cinco décadas, foi palco privilegiado das transformações da arte cearense. Na 22ª Unifor Plástica, em cartaz no Espaço Cultural Unifor, um artista que acompanhou toda essa história foi escolhido como homenageado: José Guedes.

Com cinquenta anos de carreira, José Guedes é uma referência nas artes visuais cearenses e um artista de projeção nacional, com exposições que percorreram diversas partes do mundo e obras em importantes coleções. “A homenagem da Unifor Plástica é muito especial, devido à minha relação com essa instituição. Tenho laços afetivos fortes com ela”, explica Guedes.

José Guedes tem uma longa história com o salão e com a Universidade de Fortaleza. “Na Unifor Plástica, já fui premiado, participei como convidado e como artista selecionado. Integrei o júri de seleção e premiação, além de já ter exposto no Espaço Cultural Unifor com uma obra pertencente à magnífica coleção da Fundação Edson Queiroz. Meus 25 anos de trabalho artístico foram comemorados neste espaço”, enumera o artista que, além disso, foi aluno da instituição nos anos 1980. “É uma convivência forte que espero que perdure por muito tempo”.

Ad Infinitum

Perdurar é exatamente uma ideia que ecoa no trabalho exposto por Guedes na 22ª Unifor Plástica. O artista e a curadora do salão, Denise Mattar, optaram por uma homenagem que não fosse retrospectiva, mas que capturasse a inquietação atual da produção de José Guedes. Assim nasceu a instalação “Ad Infinitum” (em tradução livre, a expressão latina significa “até o infinito”, “sem fim”).

“Foi o Guedes quem propôs fazer algo novo, e eu comprei a ideia na hora. Essa é uma instalação totalmente imersiva, que reúne conceitos presentes na obra recente deste artista tão produtivo, com tantas fases interessantes”, detalha Denise Mattar.

Ivana Guedes, Denise Mattar, José Guedes, Lenise Queiroz Rocha e Randal Pompeu na abertura da 22ª Unifor Plástica — Foto: Ares Soares

A obra ocupa uma sala inteira e convida o público a uma imersão. Cores, tridimensionalidade, dobras e amassados das superfícies: procedimentos presentes na obra recente de José Guedes podem ser contemplados nos detalhes deste cenário, que provoca os sentidos. Um dos elementos da instalação é a música, um trecho de “Paixão de São Mateus”, de Johann Sebastian Bach, executada pela Camerata da Unifor.

“Fiquei emocionado na abertura. Observei o público e como as pessoas reagiam. O artista cria a obra e sabe que vai acontecer algo, mas ver acontecer é surpreendente. A obra muda”, explica José Guedes.

A Unifor Plástica

Uma das mostras de arte contemporânea mais relevantes do Brasil, a Unifor Plástica celebra 50 anos em 2023. Com a curadoria assinada por Denise Mattar, a 22ª Unifor Plástica tem o título “Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante”. Mais de 60 obras de 31 artistas plásticos (cearenses, com ligações afetivas ao Ceará ou histórias cruzadas com a Universidade de Fortaleza) estão expostas para visitação gratuita no Espaço Cultural da Unifor.

Serviço

22ª Unifor Plástica – 50 Anos
Em cartaz até 10 de dezembro de 2023
Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz, Fortaleza)
Terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábados e domingos, das 12h às 18h

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/guia-de-profissoes/noticia/2023/08/28/jose-guedes-celebra-50-anos-de-carreira-com-homenagem-na-22a-unifor-plastica.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *