Filme cearense é pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2024

Filme cearense é pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2024

Filme cearense é pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2024

A obra acompanha David, um cineasta que retorna ao Brasil pela primeira vez em anos justamente quando tem início a pandemia de Covid-19. Ele procura o pai, que não vê há dez anos, e é surpreendido pelo lockdown enquanto está na casa dele. Os dois, então, são obrigados a conviver. Enquanto tenta conhecer mais o pai, coisas cada vez mais estranhas começam a acontecer ao redor do cineasta.

Na última segunda-feira (4), o filme foi selecionado para exibição no Festival do Cinema do Rio de Janeiro. Até agora, o filme de Guto Parente já foi exibido em festivais de cinema no México, na Espanha, no Egito, nos Estados Unidos e em Portugal.

O longa foi dos grandes vencedores do Festival de Cinema de Tribeca de 2023, em Nova York, conquistando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Performance no evento, voltado para produções independentes.

Cena do filme cearense “Estranho Caminho”, pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar — Foto: Tardo Filmes

Agora, “Estranho Caminho” vai concorrer com os outros cinco filmes selecionados pela Academia Brasileira de Cinema pela vaga na maior competição do cinema mundial.

Além de “Estranho Caminho”, de Guto Parente, estão concorrendo:

  • “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho;
  • “Pedágio”, de Carolina Markowicz;
  • “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho;
  • “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria;
  • “Urubus”, de Claudio Borrelli.

Segundo a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, o filme que vai representar o Brasil na 96ª edição do Oscar será anunciado oficialmente no dia 12 de setembro. A premiação americana deve ocorrer no dia 10 de março de 2024.

Veja mais notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/09/05/filme-cearense-e-pre-selecionado-para-representar-o-brasil-no-oscar-2024.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *