Confira as exposições do Espaço Cultural Unifor no feriado de 7 de setembro

Confira as exposições do Espaço Cultural Unifor no feriado de 7 de setembro

Confira as exposições do Espaço Cultural Unifor no feriado de 7 de setembro

Considerada o alimento da alma, a arte amplia horizontes à medida que é possível apreciar e imergir em múltiplos universos representados pelos artistas. Nesse sentido, exposições culturais possibilitam que os visitantes explorem diferentes expressões artísticas, enriquecendo o repertório sociocultural.

No Espaço Cultural Unifor, até dezembro, os visitantes têm a oportunidade de explorar duas exposições que estão em cartaz no local: a mostra “Elas – de Musas a Autoras, Unifor 50 anos” e a 22ª Unifor Plástica, ambas com curadoria de Denise Mattar.

O espaço estará aberto para visitação durante o feriado da Independência do Brasil, que acontece nesta quinta-feira (7 de setembro), com o horário de funcionamento das 12h às 18h. O acesso é gratuito.

Elas – de Musas a Autoras, Unifor 50 anos

A exposição conta com cerca de 150 obras que pertencem ao acervo da Fundação Edson Queiroz e tem como proposta discutir diferentes aspectos da questão de gênero. Parte da comemoração de 50 anos da Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz –, a mostra ocupa três alas do pavimento superior do espaço.

O primeiro núcleo é destinado às Musas, com obras que destacam mulheres como musas inspiradoras de artistas masculinos. Já na segunda ala, que é chamada de Autoras, são exibidas obras de artistas mulheres, exaltando o protagonismo feminino no mundo das artes. Além de contar com o Espaço Diálogo, destinado à realização de debates, conversas, atividades de interação entre cursos da Unifor e a exposição apresentada, bem como bate-papos da comunidade acadêmica e público externo com convidados.

22ª edição da Unifor Plástica

Com o tema “Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante”, a exposição reúne mais de 60 obras de 31 artistas plásticos (cearenses, com ligações afetivas ao Ceará ou histórias cruzadas com a Unifor). A mostra, que também está celebrando 50 anos, foi organizada em sete grupos com temas atuais e significativos para a identidade cultural cearense: a ancestralidade africana, a ancestralidade indígena, as questões de gênero, a revisão das tradições nordestinas, a urbanidade, os alertas ambientais e a importância da memória.

Além disso, a exposição homenageia o artista cearense José Guedes, que tem os conceitos de sua vasta obra representados em instalação imersiva. Esse espaço conta com obras que possuem tridimensionalidade, viabilizadas por dobraduras de papel, sombras contrastadas por luz negra e sonorização personalizada da Paixão de São Mateus, de Bach, executada pela Camerata da Unifor.

Serviço

Espaço Cultural Unifor
Data: 7 de setembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 12 às 18h
Mais informações: espacocultural@unifor.br | 3477-3319

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/guia-de-profissoes/noticia/2023/09/06/confira-as-exposicoes-do-espaco-cultural-unifor-no-feriado-de-7-de-setembro.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *