Concessão de espigões da Beira-Mar é assinada em Fortaleza

Concessão de espigões da Beira-Mar é assinada em Fortaleza

Concessão de espigões da Beira-Mar é assinada em Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), assinou o contrato de concessão para os espigões localizados nas avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, no entroncamento com a Beira-Mar. A concessão, assinada nesta terça-feira (29), tem prazo de 16 anos.

A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada (PPPFor). Durante a assinatura, o prefeito comentou sobre a obra.

“Teremos equipamentos que serão muito importantes na geração de emprego e no convívio que hoje a Beira-Mar representa. Serão gerados cerca de 300 empregos, além do espaço de lazer e desenvolvimento de esportes náuticos. Vamos entregar uma orla completamente exuberante para Fortaleza e para o mundo”, disse Sarto.

Os equipamentos estão inseridos na orla de Fortaleza, compondo um dos principais cartões-postais do estado. Os espigões funcionam como contenção do avanço do mar e o patamar das estruturas possibilita acesso à vista panorâmica da região. Os espigões são também utilizados como área de lazer e para a prática de esportes.

Com a concessão, os vencedores da licitação passam a ter direito ao uso comercial da área, assumindo a responsabilidade de investir em melhorias urbanísticas, manutenção e conservação.

Reforma dos espigões

A área a ser concedida abrange os espigões das avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa . Entre as intervenções previstas nos equipamentos estão a construção de um polo gastronômico no Espigão do Náutico, além de atrações típicas de parques temáticos. O acesso livre aos espigões permanece garantido.

“Com investimentos privados estimados em R$ 29,5 milhões, além da implantação de atrações e recebimento em outorgas de R$ 5,9 milhões, o Município conta, ainda, com a economia direta com manutenção e melhorias nos espaços públicos. Estamos prevendo mais de 2 mil empregos diretos, além dos indiretos e renda com lazer e turismo”, comentou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

A obra deve ser iniciada em 2024, com a primeira etapa com previsão de entrega ainda no primeiro semestre do próximo ano. A prefeitura informou que cada píer terá um ícone temático, criado por um artista cearense, como forma de valorizar a arte e cultura locais.

No Píer Náutico será criada a “Experiência Submerso” (uma exposição para mostrar aos visitantes a história do mar do Ceará, mesclando tecnologia e realidade) e um carrossel ilustrado com imagens novas e antigas de Fortaleza. Uma fonte de água interativa, lojas, quiosques de alimentação e bebidas farão parte do mix do programa.

Já o “Píer Ideal” terá como foco a gastronomia, oferecendo lojas, quiosques, corredor gastronômico, espaço de entretenimento infantil; três restaurantes, sendo dois de praia (para 150 e 200 pessoas) e um principal (400 lugares), que proporcionará aos visitantes a sensação de estarem a bordo de um cruzeiro marítimo.

Veja mais notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/08/29/concessao-de-espigoes-da-beira-mar-e-assinada-em-fortaleza.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *