Catracas duplas vão ser removidas dos ônibus de Fortaleza, diz prefeito

Catracas duplas vão ser removidas dos ônibus de Fortaleza, diz prefeito

Catracas duplas vão ser removidas dos ônibus de Fortaleza, diz prefeito

“Nós da prefeitura demos 20 dias para que as empresas adaptem e removam essas catracas e dentro de 15 dias começaremos uma fiscalização para saber se já retiraram mesmo. Vocês podem me ajudar para ver se ainda existem essas catracas”, disse o prefeito.

Mais de 60% da frota de ônibus em Fortaleza atualmente está com catracas mais altas. — Foto: Ranniery Melo/g1 CE

As catracas mais altas foram alvo de críticas dos passageiros, que relataram constrangimentos e dificuldades para conseguir passar pelo dispositivo, principalmente quem carrega bolsas, mochilas e embalagens. O item foi, inclusive, pauta na Câmara Municipal e entre o Ministério Público do estado.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), em nota, disse estar ciente das recentes solicitações da Prefeitura de Fortaleza, embora não tenha sido informado oficialmente.

“A entidade informa que a expansão das novas catracas está suspensa há aproximadamente quatro meses e reforça que está empenhada em encontrar soluções adequadas no prazo estabelecido pela prefeitura. Reiteramos nosso compromisso contínuo com a população e com as autoridades”, complementou o sindicato.

Ponto facultativo

Servidores de Fortaleza terão ponto facultativo na sexta, um dia após Dia da Independência — Foto: Decon/ Divulgação

Servidores públicos de Fortaleza terão um feriadão prolongado esta semana, de quinta até domingo (7 a 10 de setembro).

O prefeito da capital, Sarto Nogueira (PDT), decretou ponto facultativo para a sexta-feira, um dia após Dia da Independência, 7 de Setembro. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (5).

“Lembrando que o decreto não afeta o funcionamento de serviços essenciais, como: assistência de saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva-vidas”, explicou o prefeito durante uma live nas redes sociais.

Ar-condicionado nos ônibus

“São 833 veículos com ar-condicionado com ele funcionando. Já ouvi que alguns estão com ele desligado ou com algum defeito, e esses carros passarão por revisão. Esses veículos estão sendo fiscalizados e também conto com vocês para que, quando estiverem desligados, liguem para o número 1566 indicando o número do veículo, a linha e horário para nós adotarmos as providências.”

Passagem grátis para alunos nos ônibus

Sarto voltou a comentar sobre o projeto de criar passagem livre para estudantes nos veículos do transporte público de Fortaleza. Cada estudante terá direito a duas passagens grátis por dia útil. O projeto ainda não está valendo, mas deve ser implementado ainda neste ano, conforme o prefeito.

“Com a carteirinha de estudante, como já falei, você terá acesso ao passo livre. Quem não tem a carteira vá tirar sua carteirinha. É universal. Serve tanto para alunos da rede municipal como a universitária. Lembro que você tem o direito a duas passagens por dia útil. Ir para seu colégio e retornar para casa. Fazemos ainda um estudo e deverá ser enviado para a Câmara Municipal e ser colocado em prática ainda este ano.”

Veja o que abre e fecha em Fortaleza

Maioria das lojas deve abrir normalmente. No entanto, uma pequena parte deverá ficar fechada.

Os mercados atacadistas dos três entrepostos da Ceasa (Maracanaú, Tianguá e Barbalha), funcionarão normalmente no feriado da próxima quinta-feira. A administração estará fechada.

O Centro Fashion Fortaleza informou que haverá bazar nas lojas e boxes durante o feriado desta quinta-feira, das 9 às 19h.

Não haverá atendimento nas agências de Correios na quinta-feira. Na sexta-feira (8), as agências retomam o funcionamento normal.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível no feriado por meio dos seguintes canais:

  • Site dos Correios
  • Atendimento automatizado, pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;
  • ou também por Chat

Os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy funcionarão normalmente, das 10h às 22h. Com exceção para órgãos públicos, banco e algumas clínicas de saúde, que estarão fechados, além da academia e lotérica que terão horários diferenciados.

As plataformas digitais de vendas, RioMar Online seguem com atendimento normal, das 10h às 21h.

As farmácias também funcionam normalmente, informou o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Estado do Ceará (Sincofarma).

Os supermercados funcionam normalmente nesta quinta-feira, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), conforme horário específico de cada estabelecimento.

Como vem ocorrendo nos demais feriados, padarias poderão funcionar normalmente. Ficando a critério de cada estabelecimento, conforme o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindipan).

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) informa que os postos de combustíveis vão funcionar normalmente em todo o estado.

Conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB), agências bancárias não abrem para atendimento nesta quinta-feira (7). Caixas eletrônicos estarão disponíveis para saques. O atendimento retorna ao normal na sexta-feira (8).

Vai ter Metrô e VLT no feriado. As linhas Sul, Oeste e Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe) terão operação especial no feriado. Metrôs e VLTs circulam com intervalo diferentes dos habituais e o encerramento da operação ocorre mais cedo. Não haverá funcionamento dos VLTs de Cariri e Sobral.

Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/09/05/catracas-duplas-vao-ser-removidas-dos-onibus-de-fortaleza-diz-prefeito.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *