As Escolas Criativas Boca de Brasa em Salvador, iniciam nesta quarta-feira (30) as apresentações dos resultados da quarta e última edição do projeto, que oferta oficinas e trilhas formativas em linguagens artísticas, técnicas de espetáculo – cenografia, iluminação e sonorização – e gestão de espaços culturais, com formações em produção cultural. A programação é gratuita e segue até o próximo sábado.
A agenda conta com apresentações de teatro, dança, música, poesia e audiovisual, nos polos do Centro, Cidade Baixa, Subúrbio e Valéria. Serão cerca de 40 espetáculos, além de exibição de documentários, batalhas de rimas, relatos de experiências e muito mais, sempre a partir das 18h. Além disso, o projeto vai certificar os artistas e técnicos da cena em formação. [Veja programação completa aqui]
A mostra artística começa no Teatro Gregório de Mattos, a partir desta quarta (30), com a exibição de três curtas-doc orientados pela cineasta Ceci Alves. Também haverá o sarau poético performático “Pedras para Exu”, do poeta e performer Alex Simões; e apresentação da célula teatral “Era só uma feijoada”, resultado do Laboratório de Preparação de Atores, conduzido pela atriz e diretora teatral Merry Batista.
No Subúrbio, a programação ocorre na quinta (31), no Subúrbio 360, a partir das 18h30. Entre as apresentações estão os espetáculos de teatro “Que viagem é essa”, performances de “Samba de Roda Zeferinas” e do Grupo de Dança Uzarte, teatro na comunidade e mais.
No polo da Cidade Baixa, o evento acontece na sexta (1), no Centro Cultural Sesi Casa Branca (Sesi Itapagipe). Ao todo, serão apresentados 15 trabalhos de participantes do projeto de formação. Sobem aos palcos, por exemplo, os cantores Dicerqueira, Ibsen Santos, Kael García e Salutar, além de Mercedes do Pandeiro, evidenciando a cultura popular nos ritmos coco de trupé, embolada e roda.
No sábado (2), o Teatro Boca de Brasa – Céu de Valéria irá sediar a programação do polo local com performances poéticas e produções gastronômicas. Também terá muita música e dança.
Escola Criativa Boca de Brasa oferece 120 vagas gratuitas para formação artística em Salvador — Foto: Larissa Lacerda
O projeto é realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda.
A próxima etapa dos Polos Criativos Boca de Brasa é o processo seletivo para Bolsa-estímulo a Propostas Artísticas e Culturais. As inscrições, que vão até 31 de agosto, selecionarão 10 iniciativas de participantes das Escolas Criativas, que serão contempladas com o valor de R$ 10 mil reais e 16h de mentoria para aperfeiçoamento das propostas apresentadas.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Link original da notícia: https://g1.globo.com/ba/bahia/o-que-fazer-em-salvador/noticia/2023/08/30/escolas-criativas-boca-de-brasa-apresentam-producoes-culturais-em-salvador-entrada-e-gratuita.ghtml