Tratamento dentário melhora saúde bucal de estudantes dos CMEIs de Maceió

Tratamento dentário melhora saúde bucal de estudantes dos CMEIs de Maceió

Tratamento dentário melhora saúde bucal de estudantes dos CMEIs de Maceió

Entre os serviços, dentistas ofertam ao público a restauração atraumática de cáries em fase inicial, uma técnica preventiva, indolor e pouco invasiva, que preserva grande parte da estrutura dentária para resgatar a saúde do dente sem uso de instrumentos complexos ou anestesia.

A oferta do serviço nos equipamentos de ensino faz parte do Projeto Futuro Sorridente, criado pela Gerência de Saúde Bucal no ano de 2017.

“É uma técnica indolor de prevenção que consiste na remoção da massa bacteriana, quando a cárie ainda está em seu processo inicial, sem a utilização de anestesia ou de instrumentos complexos como a caneta de alta rotação. Após essa retirada, colocamos um material restaurador que vai liberando o flúor, aos poucos, e é capaz de estacionar a ação das bactérias no local e reverter o diagnóstico inicial”, explicou a dentista Silvana Cabral.

Trabalha Maceió — Foto: Divulgação

Na última semana, foi a vez dos estudantes do CMEI Padre Silvestre Vredegoor, no Prado, receberem o serviço odontológico. Para a gerente de Saúde Bucal do município, Ducy Farias, a restauração atraumática é eficaz e tem proporcionado maior conforto e segurança para os pequenos na hora de cuidar da saúde da boca.

“Às vezes a criança nunca teve contato com o dentista ou com o consultório odontológico, então, quando a gente traz o serviço ao ambiente em que ela já está acostumada e realiza um procedimento em que o desconforto é mínimo ou quase nenhum, conseguimos proporcionar um primeiro contato mais tranquilo e, com isso, geramos maior confiança na criança para posteriores idas ao dentista”, frisou.

Os familiares dos estudantes também aprovaram a iniciativa. “Quando a professora me disse que as dentistas atenderiam hoje, eu não pensei duas vezes. Trouxe logo filha e sobrinha, porque as duas estão com cárie no dente e reclamavam de muita dor. O atendimento veio em ótima hora”, comemorou Rayane dos Santos.

A tia de Lucas Galdino, de 5 anos, Ana Queiroz, também elogiou a iniciativa promovida pela Saúde Bucal da SMS. “Achei muito importante essa ação da Prefeitura porque, muitas vezes, nós não conseguimos perceber os problemas bucais das crianças e, meu sobrinho, por exemplo, é criado pela minha avó, de 69 anos, que não tem o hábito de olhar a boca dele e nem tem disposição para levar ele em consultas nas unidades de saúde. Então, para ele, foi maravilhoso, pois foram identificadas duas cáries e já estamos saindo daqui com tudo resolvido”, disse.

Os dentistas da Saúde de Maceió atenderam a 32 estudantes municipais com necessidade de cuidados bucais. Casos em que as cáries identificadas estavam em estágios mais avançados, foram encaminhados para acompanhamento no Modulo Odontológico Rui Palmeira, localizado no Vergel do Lago.

Trabalha Maceió — Foto: Divulgação

Link original da notícia: https://g1.globo.com/al/alagoas/especial-publicitario/secom-secretaria-de-comunicacao-social/trabalha-maceio/noticia/2023/09/11/tratamento-dentario-melhora-saude-bucal-de-estudantes-dos-cmeis-de-maceio.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *