EM AL, PROGRAMA LEITE DO CORAÇÃO BENEFICIA ALUNOS DA REDE ESTADUAL

EM AL, PROGRAMA LEITE DO CORAÇÃO BENEFICIA ALUNOS DA REDE ESTADUAL

EM AL, PROGRAMA LEITE DO CORAÇÃO BENEFICIA ALUNOS DA REDE ESTADUAL

Cidades

Ação consiste na distribuição semanal de 2 litros de leite por aluno, de forma que laticínio complemente alimentação da família do estudante

Por Da Redação | Edição do dia 07/10/2023

Matéria atualizada em 07/10/2023 às 04h14

Simpática e comunicativa, a estudante Larissa Beatriz da Silva, da Escola Estadual Teotônio Vilela, no Cepa, está feliz. Ela e seus quatro irmãos, todos alunos do Cepa, são beneficiados pelo Programa Leite do Coração, lançado pelo Governo de Alagoas no último dia 29. Graças à iniciativa, os cinco irmãos receberam sacos de leite que complementarão a alimentação familiar. “Cada um de nós ganhou dois sacos de leite, que, juntos, somam 10 litros. Foi muito bom e vai ajudar bastante na alimentação lá em casa”, revela a garota.

Uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Agricultura (Seagri), o Programa Leite do Coração consiste na distribuição semanal de 2 litros de leite por aluno, de forma que o laticínio complemente a alimentação da família do estudante. Desde julho, a ação  já era executada de forma experimental em nove escolas estaduais da baixa Maceió e o sucesso da experiência fez com o Estado decidisse expandi-la. Neste primeiro momento, serão alcançados 70 mil alunos de escolas estaduais de Maceió, Arapiraca e da região da Bacia Leiteira, mas a ideia é, gradativamente, ampliá-lo para toda a rede estadual.

Para que a ação possa ser realizada, a Seduc aportou o valor de R$ 1 milhão na aquisição de 350 freezers com capacidade de 350 litros cada um, que já começaram a ser entregues nas escolas. Além disso, no momento de recebimento do alimento, os estudantes recebem instruções sobre o armazenamento e prazo de validade para consumo. “Essa união de forças trará benefícios para os estudantes, complementando a alimentação e, consequentemente, melhorando a aprendizagem. Além disso, vamos impulsionar a economia, ajudando os pequenos produtores de leite alagoanos”, pontua o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão.

MELHOR ALIMENTAÇÃO

Isaac de Almeida, também estudante da Escola Teotônio Vilela, aprova a iniciativa. “Esse programa é muito bom e ajuda quem precisa”, resume o garoto que cursa o 8º ano.  

Pais dos alunos também veem a ação com bons olhos. Rosa da Conceição, por exemplo, fez questão de acompanhar a entrega do leite junto com a filha Gelba Rafaela, aluna do 6º ano da Teotônio Vilela. “Esse leite vai ser muito útil lá em casa. Poderei usar em vitaminas e tantas outras refeições”, fala a dona de casa.

Outra unidade de ensino da capital que já começou a receber o leite foi o Colégio Tiradentes, que reúne 850 estudantes. Um deles é Victor Medeiros, que não escondeu a alegria de poder voltar para casa com o alimento que lhe será entregue semanalmente. “Eu já tinha ouvido falar do programa. Todos aqui na escola estavam na expectativa. É sempre muito bom, porque o leite é um alimento importante”, diz o aluno do 7º ano.

Sua colega Lívia Moreira reforçou o alcance da iniciativa. “Todo mundo sabe que muita gente não tem condições de fazer uma feira completa. No meu caso, então, é ainda mais complicado, porque tenho seis irmãos. É muita gente para alimentar. Por isso, sei que meus pais ficarão felizes com essa novidade”, afirma a estudante. 

COMBATE AO ABANDONO

Os gestores escolares também apontam os benefícios sociais do programa.

“Ação contribui para melhorar a alimentação de nossos alunos como também a sua aprendizagem”, declara Helena Soares, diretora pedagógica da Tiradentes Maceió.

“Por meio da distribuição, supriremos lacunas nutricionais existentes em muitas famílias e, além disso, estaremos fortalecendo a Busca Ativa e o combate ao abandono escolar”, complementa Daython Alexandre da Silva.

Para Gizelda Santos, diretora da Escola Estadual Adalberto Marroquim, em Batalha, a iniciativa também impulsiona a economia local. “Na nossa escola, por exemplo, no turno vespertino, 90% dos nossos estudantes são jovens que moram em povoados rurais e são filhos de agricultores familiares e pequenos produtores rurais”, conta. 

VALORIZANDO O PEQUENO PRODUTOR

A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, explica que o Programa Leite do Coração vai continuar promovendo a valorização da cadeia produtiva do leite, fomentando a agricultura familiar e reforça o compromisso de comprar leite dos produtores familiares, através do convênio da Seagri com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

“Trata-se de uma compra semanal de cerca de 330 mil litros de leite, com investimento de quase R$ 1,2 milhão por semana pelo Programa de Aquisição de Alimentos. Vamos continuar beneficiando mais de 3 mil produtores de leite, que têm mercado garantido e preço justo para comercializar seu produto. O programa ajuda a combater a insegurança alimentar e nutricional dos alunos e das suas famílias e assegura a geração de renda e emprego no campo”, explicoƍu Carla Dantas. 

O Programa Leite do Coração seguirá adquirindo o leite dos agricultores familiares das seis entidades credenciadas através de chamamento público – as cooperativas Pindorama, Vale do Paraíba, Agricultura Familiar do Sertão de Alagoas (Cafisa), Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz) e a Associação de Agricultores Alternativos (Aagra) – localizadas nas regiões da Mata, Agreste e Sertão alagoano. Elas são responsáveis pela industrialização, pasteurização, empacotamento do leite e entrega nas escolas públicas da rede estadual de ensino.

Link original da notícia: https://d.gazetadealagoas.com.br/cidades/412696/em-al-programa-leite-do-coracao-beneficia-alunos-da-rede-estadual

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *