Com valorização dos povos originários, Estado promove inaugurações em Palmeira dos Índios

Com valorização dos povos originários, Estado promove inaugurações em Palmeira dos Índios

Com valorização dos povos originários, Estado promove inaugurações em Palmeira dos Índios

A tarde de inaugurações teve início na Aldeia Indígena Serra do Amaro, onde os secretários Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil); Marcius Beltrão (Educação), Mozart Amaral (Transporte e Desenvolvimento Urbano) e Caroline Balbino (Desenvolvimento Econômico) reinauguraram a Escola Estadual Indígena Balbino Ferreira. O investimento de R$ 907 mil vai beneficiar 153 alunos da educação infantil e dos ensinos Fundamental e Médio, além da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária Roseane Vasconcelos, que representou o governador Paulo Dantas, enfatizou o compromisso do Estado com a educação alagoana. “O governador se empenha todos os dias para oferecer o que há de melhor para os nossos estudantes e professores. Incentivos, reformas das escolas, novos programas, uma série de ações para diminuir a evasão escolar”, destacou Roseane Vasconcelos.

Com a reforma, a escola recebeu os serviços de paisagismo e acessibilidade, laboratório de informática 100% equipado, entre outras melhorias, como atestou a diretora da unidade, Lineuza Ferreira. “Este é um momento muito especial não apenas para a comunidade Xucuru-Kariri. Foram dezoito anos de luta até que conseguíssemos fazer desta escola um espaço adequado para a aprendizagem, garantindo, assim, uma educação pública, gratuita e de qualidade. A palavra de hoje, portanto, é gratidão. Afinal, a educação indígena realmente precisa de um olhar diferenciado”, afirmou a também indígena.

Juntos Por Uma Alagoas de Todos — Foto: Divulgação

Mais investimentos em Educação

O secretário Marcius Beltrão, por sua vez, destacou o alcance da iniciativa, acrescentando que, em breve, Palmeira dos Índios irá receber sua primeira Creche Cria – que acolhe até 200 crianças de zero a seis anos, apoiando o desenvolvimento da Primeira Infância em Alagoas. “Tudo começou como uma oca e, hoje, a comunidade da Serra do Amaro passa a dispor de um espaço com estrutura completa. No total, serão 12 em todo o Estado, o que só reforça a importância da educação indígena. E entre tantas obras já concluídas pelo governo estadual, não há nenhuma que se equipare a equipamentos como este”, ressaltou o secretário, lembrando, ainda, que o governador Paulo Dantas já autorizou a construção de mais quatro escolas: Aconã, em Traipu; Karapotó Terra Nova, em São Sebastião; Kalankó, em Água Branca; e Campinhos Karuazu, em Pariconha.

Valorização dos povos originários

Para o prefeito de Palmeira dos Índios, a parceria com o Governo do Estado tem feito toda a diferença em favor dos estudantes da educação básica no município. “A reforma da Escola Albino Ferreira decorre dessa política de valorização dos povos originários, favorecendo a implantação de políticas públicas em favor de toda a comunidade. Afinal, é graças a equipamentos como este que se consegue garantir, na rede estadual, as mesmas condições ofertadas ao aluno da rede privada”, avaliou Júlio Cezar.

A outra escola recém reformada, a Escola Estadual Manoel Passos Lima, foram realizadas melhorias em diversas áreas, levando mais conforto e qualidade para os alunos e professores.

Com a presença do secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, e do secretário Marcus Beltrão, também foi inaugurada a pavimentação de dezenas de ruas dos povoados Coruripe da Cal, Caldeirão e Canafístula, realizadas por meio do programa Pró-Estrada.

As ações executadas pela Setrand em Palmeira dos Índios tem uma extensão de 15 quilômetros, e contaram com investimentos do Tesouro Estadual, de mais de R$ 12 milhões.

Juntos Por Uma Alagoas de Todos — Foto: Divulgação

Link original da notícia: https://g1.globo.com/al/alagoas/especial-publicitario/secom-secretaria-de-comunicacao-social/juntos-por-uma-alagoas-de-todos/noticia/2023/08/31/com-valorizacao-dos-povos-originarios-estado-promove-inauguracoes-em-palmeira-dos-indios.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *