VÍDEO: incêndio atinge parque no Pantanal de MT onde há maior concentração de onças-pintadas no mundo

VÍDEO: incêndio atinge parque no Pantanal de MT onde há maior concentração de onças-pintadas no mundo

VÍDEO: incêndio atinge parque no Pantanal de MT onde há maior concentração de onças-pintadas no mundo

Segundo o governo de Mato Grosso, a localidade é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Imagens feitas por populares mostram o local em chamas e com muita fumaça.

Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros, a área é de difícil acesso por isso o combate foi feito com o uso de aeronaves. De acordo com os bombeiros, outras cinco equipes, que estão no parque, e a Sala de Situação Central, em Cuiabá, analisam possíveis estratégias para ampliar o combate em solo.

Além disso, os militares também informaram que a causa do incêndio ainda está sendo investigada. Até o momento, não foi divulgado quanto da área foi queimada.

Os bombeiros relataram que, desde o início do mês, estão atuando no combate de incêndios e monitorando o Pantanal via satélite.

Bombeiros combatem incêndios no Pantanal de MT — Foto: Corpo de Bombeiros

Ao todo, 40 bombeiros, brigadistas e militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) trabalham para controlar o fogo que avança pelo Pantanal. A ação de combate ainda conta com três aviões, um helicóptero, dois caminhões auto tanque, dois caminhões pipa, um caminhão auto bomba tanque florestal e dez caminhonetes.

O parque

O Parque Estadual ‘Encontro das Águas’ está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.

Os visitantes observam o animal de longe durante passeios de barco em rios do Pantanal.

O melhor período para observar a onça é entre julho e final de setembro, período da seca. Nesses meses as onças ficam mais próximas das margens dos rios em busca de água e caça, então, é mais fácil de deparar com o animal

Link original da notícia: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/10/17/video-incendio-atinge-parque-no-pantanal-de-mt-onde-ha-maior-concentracao-de-oncas-pintadas-no-mundo.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *