Prefeitura decreta situação de emergência hídrica após contaminação de água em MT

Prefeitura decreta situação de emergência hídrica após contaminação de água em MT

Prefeitura decreta situação de emergência hídrica após contaminação de água em MT

Contaminação tem provocado danos à saúde dos moradores e causado prejuízo ao poder público.


O decreto tem validade de 180 dias. — Foto: Divulgação

A prefeitura de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, decretou situação de emergência por causa da contaminação na rede de abastecimento de água do município. O decreto foi publicado no dia 9 de outubro e tem validade de 180 dias.

Segundo a prefeita do município, Margareth Gonçalves da Silva, a contaminação na rede de abastecimento vem provocando danos à saúde dos moradores e causando prejuízo à prefeitura, principalmente com a Estação de Tratamento de Água (ETA).

A prefeita afirmou que a situação de anormalidade exigiu do Poder Público “a adoção de medidas urgentes para restabelecer a normalidade, sob pena de causar ainda maiores prejuízos à população”.

Com o documento, fica autorizado a “convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade”. O objetivo, conforme o decreto, é facilitar as ações de assistência à população.

Além disso, os autoridades e os agentes de Defesa Civil poderão entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação dos moradores, caso seja necessário.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/10/17/prefeitura-decreta-situacao-de-emergencia-hidrica-apos-contaminacao-de-agua-em-mt.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *