Contaminação tem provocado danos à saúde dos moradores e causado prejuízo ao poder público.
O decreto tem validade de 180 dias. — Foto: Divulgação
A prefeitura de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, decretou situação de emergência por causa da contaminação na rede de abastecimento de água do município. O decreto foi publicado no dia 9 de outubro e tem validade de 180 dias.
Segundo a prefeita do município, Margareth Gonçalves da Silva, a contaminação na rede de abastecimento vem provocando danos à saúde dos moradores e causando prejuízo à prefeitura, principalmente com a Estação de Tratamento de Água (ETA).
A prefeita afirmou que a situação de anormalidade exigiu do Poder Público “a adoção de medidas urgentes para restabelecer a normalidade, sob pena de causar ainda maiores prejuízos à população”.
Com o documento, fica autorizado a “convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade”. O objetivo, conforme o decreto, é facilitar as ações de assistência à população.
Além disso, os autoridades e os agentes de Defesa Civil poderão entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação dos moradores, caso seja necessário.
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Link original da notícia: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/10/17/prefeitura-decreta-situacao-de-emergencia-hidrica-apos-contaminacao-de-agua-em-mt.ghtml