A água tratada e usada pela população do município é captada do Rio Bugre, afluente do Rio Paraguai, acima de onde está o esgoto.
Segundo a prefeitura de Barra do Bugres, as obras possuem orçamento de mais de 4,7 milhões de reais — Foto: TVCA/Reprodução
A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barra Do Bugres (SEDEMATUR) iniciou, nesta semana, as obras de reforma do sistema de esgotamento sanitário do município, a 169 km de Cuiabá. Atualmente, todo o esgoto produzido sem tratamento em Barra do Bugres é despejado no Rio Paraguai, considerado o mais importante da região e o principal formador do Pantanal mato-grossense.
A água que é tratada e usada pela população do município é captada do Rio Bugre, afluente do Rio Paraguai, e fica rio acima de onde está o esgoto.
Segundo a Prefeitura de Barra do Bugres, as obras possuem orçamento de mais de 4,7 milhões e tem previsão para serem entregues no período de um ano.
🏞️O Rio Paraguai
O Rio Paraguai é o oitavo maior em curso de água da América do Sul, com cerca de 2.600 km de extensão. Ele nasce no município de Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá, e banha quatro países, na nascente no Brasil, passando pela Bolívia, Paraguai e chegando à foz na Argentina.
Às margens do Rio Paraguai, a pesca é uma atividade muito comum na região — Foto: Gui Costa Leite/PGI Play
O Rio Paraguai é dividido em quatro partes. Primeira chamada “Das Nascentes”, que vai até Barra do Bugres. O segundo, “Paraguai Superior” vai de Barra do Bugres até a foz do Jauru, próximo de Cáceres, a 220 km da capital.
A terceira parte é “Médio Paraguai” vai do Jauru até o Rio Apa que banha a fronteira do Brasil com o Paraguai. Já a quarta e última parte, “Paraguai Superior”, vai do Rio Apa até a foz na Argentina.
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Link original da notícia: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/09/01/obras-de-esgotamento-sanitario-tem-inicio-em-barra-do-bugres-mt.ghtml