Mais de 50 mil eleitores estão com os títulos cancelados em MT, diz Justiça Eleitoral

Mais de 50 mil eleitores estão com os títulos cancelados em MT, diz Justiça Eleitoral

Mais de 50 mil eleitores estão com os títulos cancelados em MT, diz Justiça Eleitoral

Em Mato Grosso, 51.925 títulos estão cancelados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os títulos eleitorais haviam sido temporariamente regularizados em abril de 2022 para permitir a participação dos eleitores nas eleições gerais.

No estado de Mato Grosso, os municípios mais impactados pela medida foram

A regularização temporária se aplicou apenas às inscrições canceladas devido à ausência na revisão com coleta de dados biométricos, realizada entre 2019 e 2020, e abrangeu 53 municípios de Mato Grosso, deixando de fora municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.

Os eleitores com títulos cancelados estão impedidos de exercer diversos direitos, incluindo o direito de votar, obter passaporte, tomar posse em cargos públicos e fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Para regularizar a situação, os eleitores devem apresentar um documento com foto que comprove a identidade e um comprovante de endereço. A regularização pode ser feita presencialmente no cartório eleitoral do município ou virtual, acessando o site do TRE e procurar o cartório eleitoral para coleta biométrica.

Em todo o país, 2.566.367 inscrições regularizadas para as eleições de 2022 foram canceladas de acordo com essa Resolução.

O TRE- MT alerta que os eleitores com títulos cancelados regularizarem sua situação o mais rápido possível para evitar congestionamentos no fechamento do cadastro eleitoral, em maio de 2024.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/09/06/mais-de-50-mil-eleitores-estao-com-os-titulos-cancelados-em-mt-diz-justica-eleitoral.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *