InPacto Lucas marca início do ciclo de palestras no Show Safra

InPacto Lucas marca início do ciclo de palestras no Show Safra

InPacto Lucas marca início do ciclo de palestras no Show Safra

Pesquisar

Close this search box.

Pesquisar

Close this search box.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson

publicidade

Em 2022, o município de Lucas do Rio Verde iniciou os estudos para criar o Pacto pela Inovação: voltado para criação de medidas que possam garantir boas práticas em soluções intelectuais, culturais, de empreendedorismo e inovação.

O InPacto Lucas, envolve iniciativa privada, poder público, universidades e sociedade civil organizada.

O Pacto pela Inovação tem sido uma busca do município para o fortalecimento e crescimento da sociedade, com o desenvolvimento de ações que são pensadas a longo prazo, garantindo um futuro sustentável. A iniciativa é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade que trouxe para Lucas do Rio Verde, durante o Show Safra, o coordenador do Pacto pela Inovação de Medellín-Colômbia, Santiago Uribe.

Santiago também é antropólogo, diretor da Fundação Rockefeller para Cidades Resilientes e traz como exemplo a cidade de Medellín, que passou de mais violenta do mundo a mais inovadora em 2016.

A palestra ministrada por Santiago teve como tema O futuro das Cidades. A inovação e seu impacto. “Eu acredito que o fator mais importante para um pacto pela inovação é juntar todas as pessoas, convidar a sociedade a construir uma visão coletiva da Lucas de Rio Verde, onde você mora, trabalha para construir e transformar. Esse é o verdadeiro pacto pela inovação. Que você compreenda que você é parte da solução, que você é parte da transformação dessa cidade”, disse o palestrante.

O coordenador citou algumas medidas que podem ser implantadas para transformar uma cidade em um lugar com inovação. “No caso de Medellín, foi um pacto pela educação, que incluiu o pacto pela promoção da cultura, da leitura, centros de desenvolvimento econômico em periferias. Nós construímos também outros equipamentos, casas de justiça, casas de música para o desenvolvimento de jovens, centros culturais esportivos, o apoio a mães comunitárias, porque a inovação tem que ir a todas as pessoas da cidade e a todos os territórios”, citou Santiago.

O Pacto pela inovação possui uma gestão descentralizada, com representantes da administração pública, iniciativa privada, instituições de ensino e sociedade civil organizada. Com 12 projetos em andamento neste momento, o ecossistema de inovação está preparando o ambiente para promover a criação, atração e retenção de empresas de base tecnológica para o município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Compartilhe essa Notícia

publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO CIDADES

MOMENTO AGRO

VARIEDADES

RELACIONADAS

Link original da notícia: https://momentomt.com.br/momento-cidades/lucas-do-rio-verde/inpacto-lucas-marca-inicio-do-ciclo-de-palestras-no-show-safra/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *