Cuiabá recebe faixas exclusivas para ônibus em mais 5 avenidas – saiba onde

Cuiabá recebe faixas exclusivas para ônibus em mais 5 avenidas – saiba onde

Cuiabá recebe faixas exclusivas para ônibus em mais 5 avenidas – saiba onde

Luiz Alves/Assessoria

Faixa exclusiva na General Valle já foi implantada e funciona em horários de pico; motoristas devem ficar atentos às regras para não serem multados

Cuiabá vai receber faixas exclusivas para ônibus em mais cinco avenidas nos próximos meses. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Com isso, o município terá faixas exclusivas em trechos de 12 avenidas.

De acordo com a Semob, as novas faixas serão implantadas nas avenidas Djalma Ferreira de Souza, Deputado Milton Figueiredo, Dante Martins de Oliveira (Avenida dos Trabalhadores), José Monteiro de Figueiredo (Lavapés) e Antártica.

Atualmente, já existem espaços de tráfego destinados aos coletivos nas avenidas Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Fernando Corrêa, Prainha e General Valle (região do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá) – onde a nova faixa começou a funcionar nesta segunda-feira (28).

A próxima avenida a ganhar a faixa exclusiva será a Djalma Ferreira de Souza, no Bairro Morada do Ouro. Os trabalhos nessa região terão início nos próximos dias.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Faixa exclusiva para ônibus vai ser implementada na avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como Lava Pés, com base em estudos técnicos

Confira os trechos e rotas que terão as novas faixas:

* Avenida Djalma Ferreira de Souza, ligando-se à Avenida Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro), próximo ao Massairo Okamura, até alcançar a Avenida do CPA.

* Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) – trecho que vai da rotatória da Avenida das Torres até a rotatória da Miguel Sutil.

* Avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como “Lavapés” – abrangendo o trecho próximo ao Restaurante Chopão e pegando trecho da Avenida Antártica, até onde fica o Talavera Bar (Santa Rosa), nos dois sentidos. 

As faixas exclusivas começaram a ser implantadas em Cuiabá em 2013, a primeira sendo na Avenida Isaac Póvoas. Segundo a Semob, a medida tem como objetivo priorizar o transporte coletivo nos horários de maior demanda e flexibilizar nos períodos de menor tráfego.

Ainda conforme a pasta, a decisão das novas faixas foi embasada em levantamentos efetuados pela equipe de Engenharia de Trânsito e Transporte da Semob, baseada na demanda de 205 mil usuários diários do sistema de transporte coletivo.

Foto: Luiz Alves-Secom/Arte: Rodinei Crescêncio

Infração e multas

O período educativo terá a duração de 15 dias, voltado apenas para a circulação sobre a faixa, não se aplicando a quem estacionar no local. Nesse caso, os veículos estacionados estarão sujeitos a autuações.

Para evitar a aplicação de multa, o fluxo dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao fim da linha contínua, onde começa a linha tracejada ou sinalizando que vai entrar na próxima quadra. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.

A infração contra as faixas exclusivas nos horários de pico é gravíssima e pode ser penalizada com multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Link original da notícia: https://www.rdnews.com.br/cidades/cuiaba-recebe-faixas-exclusivas-para-onibus-em-mais-5-avenidas-saiba-onde/180819

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *